Nomeados dos prémios Sophia 2023

De acor­do com a lis­ta de nome­a­dos para a 21.ª edi­ção dos Sophia, divul­ga­da ontem ao final da tar­de, “Alma Viva? soma 13 nome­a­ções, entre elas, para Melhor Fil­me, pro­du­zi­do pela Midas Fil­mes, Rea­li­za­ção, Argu­men­to Ori­gi­nal, Atriz Prin­ci­pal, para Lua Michel, e Dire­ção de Foto­gra­fia, para Rui Poças. A pri­mei­ra lon­ga-metra­gem de Cristè­le Alves Mei­ra, que foi can­di­da­ta de Por­tu­gal a uma nome­a­ção para os Ósca­res, abor­da temas como os laços fami­li­a­res, emi­gra­ção, mis­ti­cis­mo e a cul­tu­ra trans­mon­ta­na, e foi inte­gral­men­te roda­do em Jun­quei­ra, con­ce­lho de Vimi­o­so, onde a rea­li­za­do­ra tem raí­zes mater­nas. No elen­co con­ta com as inter­pre­ta­ções de Lua Michel, Ana Padrão, Ester Cata­lão, ato­res não pro­fis­si­o­nais da loca­li­da­de entre outros.

Com onze nome­a­ções cada para os Sophia sur­ge “Nun­ca Nada Acon­te­ceu?, de Gon­ça­lo Gal­vão Teles, e “Res­tos do Ven­to?, de Tia­go Guedes.

Para o Sophia de Melhor Fil­me estão ain­da indi­ca­dos “Lobo e Cão”, de Cláu­dia Vare­jão, “Res­tos do Ven­to” e “Nun­ca Nada Aconteceu”.<br […]

fon­te: Nome­a­dos dos pré­mi­os Sophia 2023