Alma Viva” e “Great Yarmouth: Provisional Figures” nos Prémios Goya

Alma Viva?, rea­li­za­do por Cristè­le Alves Mei­ra e pro­du­zi­do por Midas Fil­mes, será o can­di­da­to de Por­tu­gal à cate­go­ria de Melhor Fil­me Ibe­ro-ame­ri­ca­no e “Gre­at Yar­mouth: Pro­vi­si­o­nal Figu­res?, de Mar­co Mar­tins com pro­du­ção da Uma Pedra no Sapa­to, será o indi­ca­do para Melhor Fil­me Euro­peu pela Aca­de­mia Por­tu­gue­sa de Cine­ma para os Pré­mi­os Goya. 
As lon­gas-metra­gens foram sele­ci­o­na­das entre todos os can­di­da­tos ele­gí­veis, estre­a­dos em Por­tu­gal entre 1 de novem­bro de 2022 e 31 de outu­bro de 2023, con­di­ção neces­sá­ria para esta nome­a­ção. 
A dire­ção da Aca­de­mia con­si­de­ra que Alma Viva “é um retra­to das nos­sas tra­di­ções trans­mon­ta­nas, influ­en­ci­a­das pelas raí­zes ibé­ri­cas que nos com­põem enquan­to povo, moven­do-se num equi­lí­brio fas­ci­nan­te entre rea­li­da­de e supers­ti­ção?. 
“Alma Viva?, cujo argu­men­to é assi­na­do por Cristè­le Alves Mei­ra e Lau­rent Lunet­ta, teve estreia mun­di­al na Com­pe­ti­ção da Sema­na da Crí­ti­ca do Fes­ti­val de Can­nes em 2022 e arre­ca­dou seis distinções […] 

fon­te: “Alma Viva” e “Gre­at Yar­mouth: Pro­vi­si­o­nal Figu­res” nos Pré­mi­os Goya