29ª edição do CineEco com mais de 60 filmes

A linha comum entre os fil­mes esco­lhi­dos pela orga­ni­za­ção do Fes­ti­val Inter­na­ci­o­nal de Cine­ma Ambi­en­tal da Ser­ra da Estre­la é o ape­lo à mudan­ça de com­por­ta­men­tos face ao ambi­en­te. Entre as temá­ti­cas abor­da­das estão as tra­gé­di­as ambi­en­tais, os direi­tos dos povos indí­ge­nas, a luta das popu­la­ções pela pre­ser­va­ção dos recur­sos e os impac­tos dos incên­di­os em Por­tu­gal.
Das lon­gas-metra­gens em lín­gua por­tu­gue­sa, a orga­ni­za­ção real­ça a estreia naci­o­nal de “A Inven­ção do Outro?, de Bru­no Jor­ge, docu­men­tá­rio “sobre o pri­mei­ro con­tac­to com uma tri­bo indí­ge­na remo­ta na Ama­zó­nia que des­ta­ca o indi­ge­nis­ta bra­si­lei­ro Bru­no Perei­ra, bru­tal­men­te assas­si­na­do pela explo­ra­ção minei­ra ile­gal em junho de 2022, ao lado do jor­na­lis­ta inglês Dom Phil­lips. É um dos últi­mos regis­tos em vida do inves­ti­ga­dor e ati­vis­ta?. 
Inte­gram tam­bém esta com­pe­ti­ção os docu­men­tá­ri­os por­tu­gue­ses “O Gri­to da Rapo­sa na Noi­te Fria?, de Rui Pedro Lamy, e “Pas­sa­gem […]

fon­te: 29ª edi­ção do Cine­E­co com mais de 60 filmes