Primeiros destaques do Doclisboa’ 23

Entre os títu­los divul­ga­dos no comu­ni­ca­do do DocLis­boa encon­tra-se “Ospi­na Cali Colom­bia?, de Jor­ge de Car­va­lho, que se foca num encon­tro com o rea­li­za­dor em Lis­boa e acompanha‑o enquan­to fala da sua vida e do seu tra­ba­lho pro­lí­fi­co. O fil­me pas­sa­rá na sec­ção Heart Beat do fes­ti­val ? e tem o seu con­tra­pon­to per­fei­to no fil­me pós­tu­mo de Ospi­na, “Silent Wit­nes­ses? (Jero­ni­mo Atehor­tua Arte­a­ga, Luís Ospi­na), cola­gem cine­ma­to­grá­fi­ca que (tam­bém) con­ta uma his­tó­ria, do cine­ma mudo colom­bi­a­no na pri­mei­ra meta­de do Sécu­lo XX a par­tir de todo o mate­ri­al sobre­vi­ven­te da épo­ca.
Na sec­ção Da Ter­ra à Lua apre­sen­ta-se a visão ínti­ma da rea­li­za­do­ra Sara Dolo­ta­da­bi sobre o seu pai, o escri­tor ira­ni­a­no Mah­moud Dowla­ta­ba­di ? autor da mais lon­ga nar­ra­ti­va escri­ta em lín­gua per­sa ? dupla­men­te aben­ço­a­do e amal­di­ço­a­do pelo per­cur­so da escri­ta e da his­tó­ria do seu país, em “An Owl, A Gar­den & The Wri­ter?. “A Câma­ra?, de Cris­ti­a­ne Ber­nar­des e Tia­go Ara­gão, esta­rá em estreia mun­di­al no Doclis­boa. Trata-se […] 

fon­te: Pri­mei­ros des­ta­ques do Doclis­boa’ 23