Queer Lisboa começa a 22 de setembro

De acor­do com a orga­ni­za­ção, em 2023, o fes­ti­val Que­er apre­sen­ta­rá uma pro­gra­ma­ção abran­gen­te numa abor­da­gem alar­ga­da do con­cei­to de que­er. Dos 80 fil­mes que fazem par­te do pro­gra­ma, alguns inte­gra­ram o cir­cui­to de fes­ti­vais de cine­ma inter­na­ci­o­nais e há vári­os iné­di­tos de geo­gra­fi­as tão dís­pa­res como o Koso­vo, Egi­to, Áfri­ca do Sul ou Colôm­bia. 
Para a aber­tu­ra, foi esco­lhi­da a nova lon­ga-metra­gem do rea­li­za­dor Patric Chiha, “La Bête dans la jun­gle?, que é uma adap­ta­ção livre do roman­ce homó­ni­mo de Henry James, que estre­ou este ano na Ber­li­na­le. No encer­ra­men­to será exi­bi­do um docu­men­tá­rio, “Que­en­dom?, que segue a per­for­mer Gena Mar­vin, artis­ta que­er rus­sa cujas per­for­man­ces colo­cam a sua vida em peri­go enquan­to recu­sa silen­ci­ar-se peran­te a repres­são e a guer­ra na Mos­co­vo atu­al.
Há duas ses­sões espe­ci­ais: uma onde será exi­bi­do o mais recen­te fil­me de Ira Sachs, “Pas­sa­ges?, sobre uma tór­ri­da his­tó­ria de amor a três protagonizada […] 

fon­te: Que­er Lis­boa come­ça a 22 de setembro