A casa faz 3 anos / os filmes que não estreámos

PERFECT DAYS4 pic

A Casa do Cine­ma de Coim­bra cele­bra o seu 3º Ani­ver­sá­rio com o pro­gra­ma cele­bra­ti­vo “A Casa faz 3 anos”, de 09 a 15 de maio, na sala no Gale­ri­as Ave­ni­da e no Audi­tó­rio Sal­ga­do Zenha.

Cen­tro de Estu­dos Cine­ma­to­grá­fi­cos une-se à cele­bra­ção com Os Fil­mes Que Não Estreá­mos, dan­do uma segun­da opor­tu­ni­da­de a obras que não foram exi­bi­das naque­la sala: “Dias Per­fei­tos” de Wim Wen­ders, o docu­men­tá­rio de Gre­gory Mon­ro “Kubrick por Kubrick” e “O Rapaz e a Gar­ça” do his­tó­ri­co ani­ma­dor japo­nês Hayao Miyazaki.

PERFECT DAYS1 pic

DIAS PERFEITOS

Wim Wen­ders
Japão :: 2023 :: Fic­ção :: 119′ :: M/12

Hiraya­ma pare­ce satis­fei­to com a vida sim­ples que leva, a lim­par casas de banho públi­cas em Tóquio. Para lá da sua roti­na diá­ria mui­to estru­tu­ra­da, tem uma pai­xão por músi­ca e por livros. E ado­ra árvo­res e foto­gra­fa-as. Uma série de encon­tros ines­pe­ra­dos vai reve­lan­do o seu pas­sa­do. Uma refle­xão pro­fun­da­men­te como­ven­te e poé­ti­ca sobre como encon­trar a bele­za no mun­do quo­ti­di­a­no que nos rodeia.

photo1 big

KUBRICK POR KUBRICK

Gre­gory Mon­ro
Fran­ça, Poló­nia :: 2020 :: Docu­men­tá­rio :: 73′ :: M/12

Uma rara e trans­cen­den­te via­gem pela vida e pelos fil­mes do len­dá­rio rea­li­za­dor Stan­ley Kubrick como nun­ca o vimos. Nes­te docu­men­tá­rio, des­co­bri­mos um tesou­ro escon­di­do com gra­va­ções de entre­vis­tas iné­di­tas do pró­prio mes­tre. Com­pos­to intei­ra­men­te por ima­gens de arqui­vo, acom­pa­nha­das pela voz de Stan­ley Kubrick, e reti­ra­das de uma série de entre­vis­tas com o crí­ti­co de cine­ma fran­cês Michel Ciment, “Kubrick por Kubrick” dá voz a um dos mai­o­res e mais enig­má­ti­cos rea­li­za­do­res da his­tó­ria do cine­ma e aju­da-nos a enten­der o seu trabalho.

kimitachi010

O RAPAZ E A GARÇA

Hayao Miya­za­ki 
Japão :: 2023 :: Ani­ma­ção :: 124′ :: M/12

Depois de per­der a sua mãe num incên­dio, Mahi­to, um jovem rapaz de 11 anos, é obri­ga­do a dei­xar a cida­de de Tóquio para vol­tar para a aldeia onde cres­ceu. Ele ins­ta­la-se com o seu pai numa velha man­são situ­a­da numa imen­sa pro­pri­e­da­de onde ele se cru­za com uma gar­ça que aos pou­cos se tor­na a sua guia e o aju­da nas suas des­co­ber­tas e ques­ti­o­na­men­tos para com­pre­en­der o mun­do ao seu redor e des­ven­dar os mis­té­ri­os da vida.