Destaques da 23ª edição do Doclisboa

Para a ses­são de aber­tu­ra, o Doclis­boa pro­põe o fil­me “With Hasan in Gaza”, do rea­li­za­dor pales­ti­ni­a­no Kamal Alja­fa­ri, que a orga­ni­za­ção des­cre­ve como “uma home­na­gem urgen­te à resis­tên­cia em Gaza”. Cri­a­do a par­tir de fil­ma­gens fei­tas em 2001, é um road movie, que abor­da a vida dos habi­tan­tes des­ta região peran­te a per­ma­nen­te ocu­pa­ção e ape­la à atu­al situ­a­ção do povo pales­ti­ni­a­no.
Para o encer­ra­men­to, foi esco­lhi­do “A Árvo­re do Conhe­ci­men­to”, de Eugè­ne Gre­en. O cine­as­ta regres­sa a Lis­boa, capi­tal à qual já dedi­cou dois fil­mes, com uma fábu­la sobre um ado­les­cen­te, um ogre e um pac­to obs­cu­ro, numa crí­ti­ca ao modo como a cida­de se ren­deu ao turis­mo. Esta é uma copro­du­ção luso-fran­ce­sa entre O Som e a Fúria e Le Plein de Super, pro­ta­go­ni­za­da por Dio­go Dória, Leo­nor Sil­vei­ra, João Arrais, Ana Morei­ra e Rui Pedro Sil­va. 
Na sec­ção Ter­ra à Lua, pro­gra­ma não-com­pe­ti­ti­vo, está “O Riso e a Faca inte­gral”, de Pedro Pinho, ver­são lon­ga do fil­me premiado […] 

fon­te: Des­ta­ques da 23ª edi­ção do Doclisboa