Produção portuguesa integra a seleção da Cannes Première 2025

O pro­ta­go­nis­ta é o mexi­ca­no Gael Gar­cía Ber­nal, que repre­sen­ta o nave­ga­dor por­tu­guês Fer­não de Maga­lhães (1480–1521), o autor da pri­mei­ra via­gem de cir­cum-nave­ga­ção, que aca­bou por mor­rer nas Fili­pi­nas. 
O fil­me, que con­tou com o apoio do ICA e do Fun­do Luso-Fran­cês, abor­da a jor­na­da do len­dá­rio nave­ga­dor no sécu­lo XVI e teve fil­ma­gens em Por­tu­gal e em Espa­nha. 
De acor­do com a sinop­se da pro­du­to­ra por­tu­gue­sa: “Fer­não de Maga­lhães, um jovem e ambi­ci­o­so nave­ga­dor por­tu­guês, revol­ta-se con­tra o poder do rei, que recu­sa apoi­ar o seu sonho de des­co­brir o mun­do. Deter­mi­na­do, con­ven­ce a Coroa espa­nho­la a finan­ci­ar a sua ousa­da expe­di­ção rumo às len­dá­ri­as ter­ras do Ori­en­te. A via­gem reve­la-se exte­nu­an­te para além do ima­gi­ná­vel, com a fome e a ame­a­ça cons­tan­te de motins a leva­rem a tri­pu­la­ção ao limi­te. Ao che­gar às ilhas do arqui­pé­la­go malaio, a visão de Maga­lhães trans­for­ma-se: a obses­são pela con­quis­ta e pela con­ver­são toma con­ta da sua mente, […] 

fon­te: Pro­du­ção por­tu­gue­sa inte­gra a sele­ção da Can­nes Pre­miè­re 2025