FIDMarseille com várias estreias mundiais em português

Para a com­pe­ti­ção inter­na­ci­o­nal do FID­Mar­seil­le foram sele­ci­o­na­das três obras com assi­na­tu­ra naci­o­nal. “Fuck the Polis”, de Rita Aze­ve­do Gomes, tem argu­men­to da rea­li­za­do­ra e de Regi­na Gui­ma­rães. “Há vin­te anos, Irma, acre­di­tan­do que esta­va con­de­na­da, fez uma via­gem à Gré­cia. Hoje, vol­ta a fazê-lo, acom­pa­nha­da por três jovens. De ilha em ilha, entre o mar e o céu, leem, ouvem e vivem, movi­dos pelo gos­to da bele­za e da cla­re­za”, refe­re a sinop­se.
O docu­men­tá­rio “Bulak­na”, de Leo­nor Noi­vo, uma copro­du­ção da Ter­ra­tre­me Fil­mes com Fran­ça tam­bém inte­gra esta com­pe­ti­ção. Tra­ta-se de uma pri­mei­ra lon­ga-metra­gem de Leo­nor Noi­vo e acom­pa­nha mulhe­res fili­pi­nas que enfren­tam uma nova for­ma de colo­ni­za­ção: a migra­ção for­ça­da pelo tra­ba­lho. 
A comé­dia Luso-Bra­si­lei­ra entre a Tar­do Fil­mes e a por­tu­gue­sa C.R.I.M. “Mor­te e Vida Mada­le­na”, de Guto Paren­te, inte­gra a com­pe­ti­ção inter­na­ci­o­nal e a […] 

fon­te: FID­Mar­seil­le com vári­as estrei­as mun­di­ais em português