Portugueses na corrida para os Óscares de 2026

As obras ago­ra anun­ci­a­das foram esco­lhi­das por um comi­té com­pos­to pela rea­li­za­do­ra e pro­du­to­ra Ana Sofia Fon­se­ca, o ator Fer­nan­do Luís, a pro­du­to­ra Joa­na Domin­gues, o rea­li­za­dor e pro­du­tor Jor­ge Antó­nio, o jor­na­lis­ta e crí­ti­co de cine­ma Jor­ge Lei­tão Ramos, a rea­li­za­do­ra Rena­ta San­cho, o argu­men­tis­ta Rui Car­do­so Mar­tins e a dire­to­ra de foto­gra­fia Susa­na Gomes.
As lon­gas-metra­gens anun­ci­a­das são:
- “Ban­zo”, de Mar­ga­ri­da Car­do­so (Uma Pedra no Sapato)O fil­me pas­sa-se no come­ço do sécu­lo XX, numa ilha tro­pi­cal afri­ca­na, para onde um médi­co da metró­po­le é envi­a­do para curar um gru­po de escra­vos negros, embar­ca­dos à for­ça para plan­ta­ções e que estão a mor­rer por cau­sa de uma pro­fun­da tris­te­za. Afon­so (Car­lo­to Cot­ta) ten­ta curar os ser­vi­çais, mas a inca­pa­ci­da­de de enten­der o que lhes vai na alma reve­la-se mais for­te que todas solu­ções.
- “Hana­mi”, de Deni­se Fer­nan­des (O Som e a Fúria)Esta pri­mei­ra lon­ga-metra­gem de Deni­se Fer­nan­des, foi roda­da na ilha […] 

fon­te: Por­tu­gue­ses na cor­ri­da para os Ósca­res de 2026