Prémio Nacional da Animação 2025

O Pré­mio Naci­o­nal da Ani­ma­ção de 2025 foi atri­buí­do ao fil­me “Cão Sozi­nho”, de Mar­ta Reis Andra­de, numa ceri­mó­nia que decor­reu a 26 de outu­bro, em Vila Velha de Ródão duran­te a Fes­ta Mun­di­al da Ani­ma­ção, even­to cele­bra­do mun­di­al­men­te para cele­brar o Dia Mun­di­al da Ani­ma­ção.
Na mes­ma cate­go­ria, de fil­mes pro­fis­si­o­nais, hou­ve 2 men­ções hon­ro­sas. Uma para “Por­que Hoje é Sába­do”, de Ali­ce Eça Gui­ma­rães, que foi igual­men­te dis­tin­gui­do com o Pré­mio do Públi­co. A segun­da foi entre­gue a “Swe­et Spot”, de Jor­ge Ribei­ro e Pau­lo Patrí­cio, uma pro­du­ção Os Fil­mes do Pin­guim.
Na cate­go­ria de fil­mes de ofi­ci­nas, o pré­mio prin­ci­pal foi para “O Ódio foi ao var”, rea­li­za­do por alu­nos do 9ªB EB 2/ de Pal­mei­ra, sob ori­en­ta­ção de Pau­lo D’Alva e Nuno Oli­vei­ra com pro­du­ção da Ama­re­la Mecâ­ni­ca. 
Os tro­féus, con­ce­bi­dos sob a for­ma de brin­que­dos óti­cos, pres­ta­ram home­na­gem a mar­cos sig­ni­fi­ca­ti­vos da ani­ma­ção por­tu­gue­sa: os 40 anos de “Oh […]

fon­te: Pré­mio Naci­o­nal da Ani­ma­ção 2025