Categoria: Formações

  • Nunca é Tarde’ seleccionado na 7.ª edição do FARCUME

    O per­cur­so de ‘Nun­ca é Tar­de’ pelos fes­ti­vais de cine­ma con­ti­nua. Depois de Avan­ca, Figuei­ra da Foz, Fama­li­cão, Coim­bra e Lei­ra, pas­san­do pri­mei­ro por Mul­va­ne no esta­do do Kan­sas, eis que o fil­me che­ga a Faro. A cur­ta-metra­gem pro­du­zi­da no âmbi­to da 4.ª do Cur­so de Cine­ma Cine­ma­lo­gia ‘da ideia ao fil­me’ pro­mo­vi­do pelo Fes­ti­val…

    Continue reading

  • A construção de uma banda sonora.

    A Ban­da Sono­ra é um aspe­to basi­lar de qual­quer obra cine­ma­to­grá­fi­ca, rea­li­zan­do-se habi­tu­al­men­te nas últi­mas fases da pós-pro­du­ção de um fil­me. A sua impor­tân­cia, por vezes, é tão ele­va­da que em alguns dos casos é tão conhe­ci­da quan­to o pró­prio fil­me. A co-exis­tên­cia na mes­ma obra de dife­ren­tes ambi­en­tes sono­ros desen­ca­deia emo­ções dis­se­me­lhan­tes, sen­do a…

    Continue reading

  • Nuno Garcia encerra a 6.ª edição do curso ‘cinemalogia’ com o módulo de “Colour Grading”

    “Colour Gra­ding” é o pro­ces­so de alte­rar e melho­rar a cor de uma ima­gem, fixa ou em movi­men­to, atra­vés de pro­ces­sos foto-quí­mi­cos, elec­tró­ni­cos ou digi­tais. Nes­te pro­ces­so é pos­sí­vel melho­rar ou até repa­rar a ima­gem obti­da aquan­do das roda­gens ou ain­da intro­du­zir efei­tos sobre o pla­no. O seu pro­pó­si­to é aju­dar a cri­ar ou refor­çar…

    Continue reading

  • Curso Cinemalogia aborda a Comunicação Digital com Sara Santos

    Curso Cinemalogia aborda a Comunicação Digital com Sara Santos

    O cur­so ‘cine­ma­lo­gia’ no pró­xi­mo fim de sema­na pro­cu­ra res­pon­der aos desa­fi­os que a Comu­ni­ca­ção Digi­tal apre­sen­ta. Este módu­lo é lec­ci­o­na­do por Sara San­tos, nos pró­xi­mos dias 27 e 28 de Maio de 2017. Nes­te módu­lo for­ma­ti­vo pre­ten­de­mos dar a todos os alu­nos do cur­so ‘cine­ma­lo­gia’ o domí­nio na cri­a­ção e difu­são de mate­ri­ais de…

    Continue reading

  • Módulo de Edição de Som com José Cardoso

    A Edi­ção de Som é uma das últi­mas fases de pós-pro­du­ção de som para cine­ma, onde as deci­sões são defi­ni­ti­vas e onde o fim do pro­ces­so sig­ni­fi­ca o iní­cio da vida comer­ci­al de uma obram abor­dan­do defi­ni­ções de estru­tu­ra de som para cine­ma, des­cri­ção do pro­ces­so de tra­ba­lho e mem­bros de equipa. Nes­te módu­lo serão…

    Continue reading