Fantasporto 2018

fantasporto 2018
A abrir a 38.ª edi­ção do Fes­ti­val, a 20 de feve­rei­ro, esta­rá MARROWBONE, do espa­nhol Ser­gio G. San­chez, fican­do o encer­ra­men­to, a 4 de mar­ço, a car­go de LE FIDÈLE, de Micha­el R. Ros­kam (Bél­gi­ca). O Fan­tas­por­to des­te ano reser­va ain­da uma ses­são de aber­tu­ra para a sua sec­ção com­pe­ti­ti­va, com a exi­bi­ção, a 23 de feve­rei­ro, de ANNA KARENINA: VRONSKY’S STORY, de Karen Shaknazarov.
Em com­pe­ti­ção na Sec­ção Ofi­ci­al de Cine­ma Fan­tás­ti­co vão estar 16 lon­gas-metra­gens e 15 cur­tas-metra­gens e na 28.ª Sec­ção Ofi­ci­al Sema­na dos Rea­li­za­do­res – Pré­mio Mano­el de Oli­vei­ra — com­pe­tem dez obras, entre as quais as por­tu­gue­sas APARIÇÃO, de Fer­nan­do Ven­drell, e UMA VIDA SUBLIME, de Luís Dio­go, ambas em antes­treia mun­di­al. Ain­da em com­pe­ti­ção vão estar oito fil­mes sele­ci­o­na­dos para a Sec­ção Ofi­ci­al Ori­ent Express.

Nos Pré­mi­os do Cine­ma Por­tu­guês com­pe­tem as cur­tas-metra­gens CALIPSO, de Pau­lo A. M. Oli­vei­ra e Pedro Mar­tins; SPIN-OFF, de Farid Sala­mé; NÃO DESCULPO, de Sofia Almei­da Fer­rei­ra e Pedro Mar­ta; ENTRETONS, de Luís Miran­da; QUALQUER COISA DE BELO, de pedro Sen­na Nunes; e RED QUEEN, de Adri­a­na Mar­tins da Sil­va e Pedro Mar­tins. UMA VIDA SUBLIME, de Luís Dio­go; APARIÇÃO, de Fer­nan­do Ven­drell; e DOUTORES PALHAÇOS, de Ber­nar­do Lopes e Hel­der Faria, são as lon­gas-metra­gens inte­gra­das nes­ta competição.

O Pré­mio Cine­ma Por­tu­guês – Esco­las de Cine­ma será sele­ci­o­na­do entre fil­mes pro­du­zi­dos por alu­nos da Uni­ver­si­da­de Cató­li­ca do Por­to; Uni­ver­si­da­de Lusó­fo­na de Lis­boa; Uni­ver­si­da­de do Minho; Uni­ver­si­da­de de Trás-os-Mon­tes e Alto Dou­ro; Esco­la Supe­ri­or Artís­ti­ca do Por­to; Esco­la Téc­ni­ca de Ima­gem e Comu­ni­ca­ção (Lis­boa); Esco­la Supe­ri­or de Arte e Design do Ins­ti­tu­to Poli­téc­ni­co de Lei­ria; e Esco­la Supe­ri­or de Media Artes e Design do Ins­ti­tu­to Poli­téc­ni­co do Porto.

No que se refe­re aos pro­gra­mas espe­ci­ais, o Fan­tas­por­to dedi­ca uma Home­na­gem a Lau­ro Antó­nio, que inclui a exi­bi­ção da sua lon­ga-metra­gem, MANHÃ SUBMERSA. Have­rá ain­da espa­ço para a sec­ção TV Glo­bo Fan­tás­ti­ca; uma retros­pe­ti­va do tra­ba­lho de Chang Tso-Chi; a 5.ª edi­ção do Fan­tas Clas­sics, que con­ta com a pre­sen­ça de Har­ley Coke­liss, por oca­sião do 30.º ani­ver­sá­rio da estreia do seu fil­me, DREAM DEMON.

A pro­gra­ma­ção com­ple­ta do 38.º Fan­tas­por­to está dis­po­ní­vel no sítio do Festival.

Fon­te.