Ciclo de Cinema em colaboração com a Amnistia Internacional

485726 493139474037161 977196192 n

O Cen­tro de Estu­dos Cine­ma­to­grá­fi­cos, em par­ce­ria com o Núcleo de Coim­bra da Amnis­tia Inter­na­ci­o­nal, exi­be um ciclo de cine­ma dedi­ca­do aos direi­tos huma­nos. Vai acon­te­cer nos dias 24 e 26 de Setem­bro e nos dias 1 e 3 de Outu­bro no Mini Audi­tó­rio Sal­ga­do Zenha, sem­pre às 22h e com entra­da livre

No dia 24 de Setem­bro é pro­jec­ta­do o fil­me “Via­gem a Por­tu­gal” de Sér­gio Tré­faut. Esta lon­ga metra­gem rece­beu duas nome­a­ções para dois Glo­bos de Ouro 2012: melhor fil­me e melhor Actriz (Maria de Medei­ros). E entre as mui­tas apre­sen­ta­ções inter­na­ci­o­nais des­ta­cam-se a pre­sen­ça de “Via­gem a Por­tu­gal” na Sui­ça (Forum e Fes­ti­val Inter­na­ci­o­nal de Direi­tos Huma­nos de Gene­bra), Argen­ti­na (Fes­ti­val Inter­na­ci­o­nal de Direi­tos Huma­nos de Bue­nos Aires), Bra­sil (Fes­ti­val Inter­na­ci­o­nal de Curi­ti­ba) e Mos­tra de Cine­ma Con­tem­po­râ­neo Por­tu­guês em São Pau­lo e no Rio de Janei­ro. “Via­gem a Por­tu­gal” é um fil­me polí­ti­co sobre os pro­ce­di­men­tos de con­tro­lo de estran­gei­ros nos aero­por­tos euro­peus e sobre o tra­ta­men­to desu­ma­no, que é acei­te como prá­ti­ca comum nos dias de hoje.

Ain­da em Setem­bro, no dia 26 de Outu­bro, é a vez de ser exi­bi­do “Das 9h às 5h – Tra­ba­lho sexu­al é tra­ba­lho”. Pros­ti­tu­tas, pros­ti­tu­tos, nego­ci­an­tes do sexo, bai­la­ri­nas, atri­zes e acto­res por­no­grá­fi­cos e donos de “casas de meni­nas” dão voz a um docu­men­tá­rio de Rita Alcai­re e Rodri­go Lacer­da. Ao lon­go de dois anos e meio os rea­li­za­do­res acom­pa­nha­ram o quo­ti­di­a­no des­tas per­so­na­gens, que se empre­gam no ramo sexu­al, com o obje­ti­vo de docu­men­ta­rem as lutas, as von­ta­des, os dese­jos, e pas­sa­rem a men­sa­gem da rea­li­da­de do “meio sexu­al” do nos­so país.

No pri­mei­ro dia de Outu­bro será a vez de ser exi­bi­do “Adeus até ao meu regres­so: sol­da­dos do impé­rio”. Este docu­men­tá­rio de Pau­lo César Fajar­do é base­a­do em depoi­men­tos de ex-com­ba­ten­tes da Guer­ra do Ultra­mar. São pou­co mais de 41 minu­tos de ima­gens e vídeo de acção nos tea­tros de guer­ra com depoi­men­tos na pri­mei­ra pessoa.

Por fim, no dia 3 de Outu­bro cabe ao fil­me “ Em posi­ção de esco­lher”, da série “Tere­mos dere­chos” encer­rar este ciclo de cinema.