Rodagem ‘xpress!

34068806935 bd2c5778e7 oNo pró­xi­mo fim de sema­na, dias 2 e 3 de dezem­bro res­pe­ti­va­men­te, no Depar­ta­men­to de Enge­nha­ria Infor­má­ti­ca da UC, terá lugar a for­ma­ção para o Módu­lo de Roda­gem, no âmbi­to da 7ª edi­ção do cur­so de cine­ma — Cine­ma­lo­gia, onde cada for­man­do irá rea­li­zar uma par­te de uma cur­ta-metra­gem e diri­gir ato­res pro­fis­si­o­nais, per­mi­tin­do-lhe expe­ri­men­tar as diver­sas tare­fas de uma equi­pa de roda­gem, como o som, a ano­ta­ção ou a câmara.

André Bada­lo, argu­men­tis­ta, pro­du­tor e rea­li­za­dor com con­tra­to assi­na­do com a dis­tri­bui­do­ra War­ner Brothers, é licen­ci­a­do em Cine­ma pela Esco­la Supe­ri­or de Tea­tro e Cine­ma de Lis­boa, com for­ma­ção em Rea­li­za­ção e Dire­ção de Ato­res na Uni­ver­sity of Southern Cali­for­nia em Los Ange­les, em Micro­bud­get Film Pro­duc­ti­on no Bin­ger­Lab em Ams­ter­dão e ain­da em Robert McKee’s Script­wri­ting Story e Love Story na Uni­ver­sity of West­mins­ter em Lon­dres. Rea­li­zou as cur­tas-metra­gens “His­tó­ri­as de Papel”, “Sho­ot Me” e “Cata­ri­na e os Outros”, que con­ta­ram com a par­ti­ci­pa­ção de ato­res como Dio­go Infan­te, Maria João Bas­tos e Vitó­ria Guer­ra, sen­do que em 2018 terá em exi­bi­ção nos cine­mas uma lon­ga metra­gem escri­ta e rea­li­za­da pelo próprio.

Este módu­lo pre­ten­de habi­li­tar os for­man­dos à pro­du­ção de uma cur­ta-metra­gem, a par­tir da con­ce­ção e do desen­vol­vi­men­to de uma ideia com o intui­to de ser exi­bi­da numa tela de cine­ma, atra­vés da aná­li­se e pla­ni­fi­ca­ção de um guião, for­ma­ção de uma equi­pa, dire­ção de ato­res, fil­ma­gem, aná­li­se do mate­ri­al fil­ma­do e a sua res­pe­ti­va edição.

O argu­men­to esco­lhi­do pelos for­man­dos do Cine­ma­lo­gia 7 cha­ma-se “Ago­ra­fo­bia”, que retra­ta uma his­tó­ria que nos fala de uma rapa­ri­ga com ansi­e­da­de, que todos os dias pre­ci­sa de ganhar cora­gem para entrar no auto­car­ro e fazer a sua sim­ples via­gem até a esco­la. Esta cur­ta tem como pos­sí­veis loca­li­za­ções as para­gens de auto­car­ros dos SMTUC e uma sala de aulas.

As ins­cri­ções têm lota­ção máxi­ma para 20 for­man­dos, com um cus­to de 70€ para estu­dan­tes e de 90€ para o públi­co geral, sen­do com­pos­to por 16 horas de for­ma­ção, com iní­cio às 9 horas e fim pre­vis­to para as 18 horas, em ambos os dias.

Sai­ba mais na seguin­te liga­ção: Roda­gem ‘xpress!.