Projetos Académicos ganham vida nos grandes ecrãs

45338821844 e58fbcf9d5 o
Numa sala onde as ida­des e os esti­los se mis­tu­ram, no dia 29 de novem­bro assis­tiu-se pelas 17:30 a mais uma Sele­ção de Ensai­os orga­ni­za­do pela XXIV edi­ção dos Cami­nhos do Cine­ma Por­tu­guês, com­pos­ta por “Amor, Ave­ni­das Novas” de Duar­te Coim­bra, “Mar­gem” de Joel Bran­dão,  “She.Tema.Oha” de Cris­ti­a­na For­te, “For you” de Katary­na Wis­ni­ows­ka, “Um Mar­co no Fute­bol” de José Cae­ta­no, “Com­ments” de Jan­nis Ale­xan­der Kie­fer, “Suc­cess” de Valen­tin Sunt­sov e “Celes­te” de Fran­cis­co Perei­ra Coutinho.

Amor, Ave­ni­das Novas”, rea­li­za­do por Duar­te Coim­bra, deu iní­cio à ses­são. Entre a ausên­cia e a pre­sen­ça de som, foi na tro­ca de um col­chão de casal, por um de sol­tei­ro que a per­so­na­gem prin­ci­pal de seu nome Manel, conhe­ceu Rita. Uma jovem estu­dan­te, assis­ten­te de pro­du­ção, com quem tro­cou uma con­ver­sa sobre o amor.

Rea­li­za­do por Joel Bran­dão, o fil­me “Mar­gem” con­du­ziu a ses­são para a temá­ti­ca das famí­li­as atu­ais. Num esfor­ço, sem retor­no, Lucin­da Lou­rei­ro, encar­na o papel de mãe que ao ver o seu filho mais velho regres­sar da pri­são acre­di­ta que a sua vida vai reto­mar um novo rumo e que o seu filho mais novo vai regres­sar a casa. Numa nar­ra­ti­va aber­ta, que dei­xa o espe­ta­dor inqui­e­to sobre o des­ti­no dos jovens, abor­das­se o espí­ri­to egoís­ta dos filhos e a sua cons­tan­te fuga das responsabilidades.

A his­tó­ria de uma meni­na de 14 anos que fez da roti­na de uma mulher, a quem rou­bou a car­tei­ra, a sua, foi a metra­gem apre­sen­ta­da por Cris­ti­a­na For­te. “She.Tema.Oha”, é o títu­lo des­ta nar­ra­ti­va que nos inqui­e­ta pelo cons­tan­te encon­tro entre a mulher e a meni­na. Entre uma ida à mani­cu­re e ao super­mer­ca­do, a meni­na con­ti­nua a car­re­gar con­si­go o saco do lixo com as latas que trou­xe para con­se­guir algum dinheiro.

Katary­na Wis­ni­ows­ka, rea­li­za­do­ra do ensaio “For you” apre­sen­ta uma nar­ra­ti­va inter­ro­ga­ti­va sobre a per­se­gui­ção dos sonhos. A per­so­na­gem prin­ci­pal, de seu nome Mar­ta, regres­sa de Lon­dres, onde estu­dou músi­ca. Con­tu­do, ao ser sur­pre­en­di­da pelos seus fami­li­a­res e ami­gos, sen­te-se per­tur­ba­da por um pas­sa­do, que se tor­nou pre­sen­te, e que dela não fez parte.

O fute­bol, como temá­ti­ca quo­ti­di­a­na da soci­e­da­de Por­tu­gue­sa, não pode­ria dei­xar de estar pre­sen­te. A cur­ta-metra­gem, “Um Mar­co no Fute­bol” de José Cae­ta­no, do géne­ro Moc­ku­men­tary, pseu­do­do­cu­men­tá­rio que traz con­si­go a sáti­ra de even­tos famo­sos, desen­ro­lou-se em tor­no de Mar­co Agos­ti­nho. O jovem atle­ta, mais recen­te joga­dor do clu­be Mar­co 09, vive, com um con­jun­to de câma­ras, não iden­ti­fi­ca­das, os momen­tos que ante­ce­dem a sua apre­sen­ta­ção ao público.

Com­ments” foi o ensaio mais cur­to da ses­são. Em cer­ca de cin­co minu­tos o rea­li­za­dor Jan­nis Ale­xan­der Kie­fer, simu­la na fic­ção aqui­lo que seria rea­li­da­de caso se puses­sem em prá­ti­ca alguns dos comen­tá­ri­os fei­tos na rede soci­al You­tu­be. Com o olhar lan­ça­do para o mun­do digi­tal, o fil­me pro­cu­ra inqui­e­tar a soci­e­da­de sobre a impor­tân­cia das pala­vras e da faci­li­da­de do anonimato.

Um ensaio que per­fei­ta­men­te se con­fun­di­ria com um anún­cio publi­ci­tá­rio sobre o pre­con­cei­to e a neces­si­da­de de deco­rar o dia a dia pro­fis­si­o­nal de rou­pas e mar­cas, foi o caso de “Suc­cess” de Valen­tin Sunt­sov . Numa sur­pre­en­den­te exi­bi­ção da roti­na mati­nal de dois homens, é no des­fe­cho que se encon­tra a sua men­sa­gem. Afi­nal, entre cami­sas e t‑shirts, qual dos dois homens cre­mos ser o mais bem-sucedido?

Celes­te” foi o ensaio que encer­rou a ses­são. Rea­li­za­do por Fran­cis­co Perei­ra Cou­ti­nho, a his­tó­ria de uma pecu­li­ar empre­ga­da domés­ti­ca, de seu nome Celes­te, con­duz o espe­ta­dor para o pro­vér­bio por­tu­guês “e o fei­ti­ço virou-se con­tra o fei­ti­cei­ro”. Por entre a tro­ca de dois sumos de laran­ja, um com uma subs­tân­cia incóg­ni­ta adi­ci­o­na­da a pedi­do do seu patrão e outro sem, Celes­te aca­ba por tro­car os copos em retor­no da sua liberdade.

Eva Con­de, par­ti­ci­pan­te pela segun­da vez no even­to, esco­lheu esta ses­são por abor­dar temas pou­cos comuns. Por sua vez, Dia­na Sili, foi pela pri­mei­ra vez que par­ti­ci­pou a con­vi­te da sua ami­ga Eva. Esco­lheu a sele­ção de ensai­os pela razão de “ao ser mais peque­no dá para per­ce­ber melhor o conceito”.

Rita Flo­res

Sai­ba mais na seguin­te liga­ção: Pro­je­tos Aca­dé­mi­cos ganham vida nos gran­des ecrãs.