Guerra e Amor nos Caminhos do Cinema Português

IMG 3325 2Duran­te a tar­de do dia 29, o Tea­tro Aca­dé­mi­co Gil Vicen­te (TAGV) rece­beu mais um leque de fil­mes da Sele­ção Cami­nhos, des­ta vez dedi­ca­da aos mais velhos. A ses­são séni­or con­tou com a cur­ta metra­gem “Des­co­brin­do a Variá­vel Per­fei­ta”, de Rafa­el Almei­da, e a lon­ga metra­gem “Sol­da­do Milhões”, de Gon­ça­lo Gal­vão Teles e Jor­ge Pai­xão da Cos­ta. Na ses­são seguin­te, em “Aman­tes na Fron­tei­ra” de Atsushi Funahashi, foi mos­tra­da uma  rea­li­da­de, que ape­sar de dura e por vezes cho­can­te, deve ser divulgada.

A tar­de come­çou com a cur­ta metra­gem de Rafa­el Almei­da, que con­fes­sa ter ten­ta­do fugir “àqui­lo que é o cine­ma tra­di­ci­o­nal por­tu­guês”. Apre­sen­tou uma obra cine­ma­to­grá­fi­ca envol­ven­te e com um enre­do dife­ren­te do espe­ra­do. A ban­da sono­ra e a pale­ta cro­má­ti­ca ade­qua­das a cada momen­to do fil­me pren­de­ram a pla­teia ao ecrã.

Com um regis­to dife­ren­te da pri­mei­ra apre­sen­ta­ção, “Sol­da­do Milhões” faz uma via­gem à Pri­mei­ra Guer­ra Mun­di­al. A cora­gem de Aní­bal Milhais, per­so­na­gem prin­ci­pal do fil­me, cap­tou a aten­ção de todos os espec­ta­do­res pre­sen­tes. Ao fazer refe­rên­cia a ele­men­tos reli­gi­o­sos, cri­ou mai­or pro­xi­mi­da­de com o públi­co mais velho presente.

Pre­en­chi­do de uma gran­de auten­ti­ci­da­de, con­se­guiu fazer jus­ti­ça à épo­ca, de for­ma real e ver­da­dei­ra. Gon­ça­lo Gal­vão Teles, um dos rea­li­za­do­res da obra, afir­ma ter ten­ta­do “man­ter uma visão rea­lis­ta ao con­tex­to”. Ape­sar da visão lama­cen­ta da guer­ra “difun­di­da tam­bém pelo cine­ma”, o co-rea­li­za­dor fugiu a essa per­ce­ção. “Esta lon­ga-metra­gem foi fil­ma­da em agos­to”, acrescenta.

Na ses­são de per­gun­tas e res­pos­tas, Rafa­el Almei­da, ques­ti­o­na­do sobre o tipo de fil­mes que pro­duz, con­fes­sa “ain­da não ter encon­tra­do bem” o seu regis­to, mas que pro­cu­ra “tra­zer o cine­ma para o inte­ri­or” e fugir ao que é tra­di­ci­o­nal. Gon­ça­lo Gal­vão Teles, quis, por outro lado, man­ter-se fiel ao con­tex­to de guer­ra e “rea­vi­var a memó­ria des­te nos­so pas­sa­do”. Como rea­li­zou este fil­me em con­jun­to com Jor­ge Pai­xão da Cos­ta, expli­cou que “o co-rea­li­za­dor é aque­le que não faz nada e o que faz tudo”.

A lon­ga-metra­gem “Aman­tes na Fron­tei­ra” encer­rou as ses­sões da tar­de. Cons­ti­tuí­da por duas par­tes, este roman­ce retra­ta duas épo­cas mui­to dife­ren­tes atra­vés de his­tó­ri­as mui­to seme­lhan­tes. O amor sem limi­tes, con­du­zi­do pela vin­gan­ça cati­vou o públi­co do iní­cio ao fim. Jor­ge Sil­va e Hugo Perei­ra, estu­dan­tes de Design e Mul­ti­mé­dia na Uni­ver­si­da­de de Coim­bra afir­mam ter gos­ta­do da divi­são do fil­me. “É o sen­ti­men­to que se man­tém atra­vés do tem­po”, acrescentam.

Ana Lage

Sai­ba mais na seguin­te liga­ção: Guer­ra e Amor nos Cami­nhos do Cine­ma Por­tu­guês.