O Meu Cinema’ toma conta das Mastersessions

Flyer mastersessions
o Meu Cinema é o tema das MasterSessions

Nem só de cine­ma é fei­to o Fes­ti­val Cami­nhos do Cine­ma Por­tu­guês. Coim­bra é pal­co do even­to que leva a cabo o mote “Cine­ma Por­tu­guês para Todos”, duran­te a pre­sen­te sema­na. Para além de ter o obje­ti­vo de des­per­tar o inte­res­se pelo cine­ma ou ali­men­tar o gos­to já pre­vi­a­men­te adqui­ri­do, tam­bém pre­ten­de pro­mo­ver con­ver­sas e “dis­cus­são” sobre a séti­ma arte.

Pos­to isto, a sema­na do fes­ti­val con­ta tam­bém com Mas­ter­ses­si­ons. O con­cei­to a desen­vol­ver este ano é o do “O Meu Cine­ma”, tiran­do pro­vei­to da pre­sen­ça de rea­li­za­do­res con­cei­tu­a­dos na cida­de de Coim­bra devi­do ao fes­ti­val. O tem­po da Mas­ter­class será por vol­ta de uma hora, cri­an­do-se uma con­ver­sa mais dinâ­mi­ca, entre o públi­co e ora­dor, e um apro­fun­da­men­to no cine­ma de alguns rea­li­za­do­res portugueses.

As ses­sões ocor­rem todas na Sala Car­vão pelas 18h, dos dias 27, 28 e 29 de novem­bro. Mode­ra­das pelo pro­fes­sor Sér­gio Dias Bran­co, coor­de­na­dor do Labo­ra­tó­rio de Inves­ti­ga­ção e Prá­ti­cas Artís­ti­cas e pro­fes­sor auxi­li­ar de Estu­dos Fíl­mi­cos na Facul­da­de de Letras da Uni­ver­si­da­de de Coim­bra. No dia 27 de novem­bro, quar­ta-fei­ra, dá-se iní­cio à pri­mei­ra ses­são com a pre­sen­ça do rea­li­za­dor Tia­go Afon­so, pro­fes­sor de Mon­ta­gem e Rea­li­za­ção no cur­so de Comu­ni­ca­ção Audi­o­vi­su­al e Mul­ti­mé­dia na Uni­ver­si­da­de Lusó­fo­na do Por­to. Este ano, inte­gra a equi­pa do júri da Sele­ção Caminhos.

João Maia, rea­li­za­dor e argu­men­tis­ta do fil­me “Vari­a­ções” que faz par­te da Sele­ção Cami­nhos, vai mar­car pre­sen­ça no dia 28 na Mas­ter­ses­si­on. Por últi­mo Pau­lo Car­nei­ro, rea­li­za­dor da lon­ga-metra­gem “Bos­to­frio, où le ciel rejoint la ter­re” que ven­ceu o Pré­mio Impren­sa CISION na edi­ção do ano pas­sa­do do fes­ti­val, é o ora­dor da últi­ma ses­são inse­ri­da nes­ta dis­cus­são de três dias sobre a séti­ma arte.

Sai­ba mais na seguin­te liga­ção: ‘O Meu Cine­ma’ toma con­ta das Mas­ter­ses­si­ons.