Joana Ribeiro é European Shooting Star 2020

O júri da 23.ª edi­ção do Euro­pe­an Sho­o­ting Star, des­co­briu em Joa­na Ribei­ro “um fas­ci­nan­te uni­ver­so de encan­ta­men­to e pai­xão, rai­va e cari­nho”, como se pode ver na sua pres­ta­ção no fil­me LINHAS TORTAS (2018), de Rita Nunes.

“Os olhos são as jane­las da alma e, por exten­são, a pró­pria alma´”, escre­ve Sha­kes­pe­a­re. Ao con­trá­rio do júri, Sha­kes­pe­a­re não viu a atu­a­ção de Joa­na Ribei­ro. Se tives­se vis­to, teria entra­do pelas jane­las dos seus olhos. Teria des­co­ber­to um fas­ci­nan­te uni­ver­so de encan­ta­men­to e pai­xão, rai­va e cari­nho. Um uni­ver­so que con­vi­da a explo­rar os seus enig­mas e rique­za, numa ver­da­dei­ra odis­seia da alma. Seres como a Joa­na abran­gem esse cos­mos. Nós mor­tais cha­ma­mos-lhes ‘estre­las de cine­ma’”, pode ler-se no comu­ni­ca­do ofi­ci­al da EFP.

Dos 28 can­di­da­tos ao Euro­pe­an Sho­o­ting Star 2020, o júri sele­ci­o­nou ain­da os jovens ato­res e atri­zes Mar­ti­na Apos­to­lo­va, da Bul­gá­ria; Pää­ru Oja, da Estó­nia; Vic­to­ria Car­men Son­ne, da Dina­mar­ca; Zita Han­rot, da Fran­ça; Levan Gel­bakhi­a­ni, da Geór­gia; Jonas Das­s­ler, da Ale­ma­nha; Bilal Wahib, dos Paí­ses Bai­xos; Bar­tosz Bie­le­nia, da Poló­nia; e Ella Rumpf, da Suíça. 

Entre 21 e 24 de feve­rei­ro, os talen­tos sele­ci­o­na­dos para a edi­ção 2020 irão par­ti­ci­par em diver­sas ati­vi­da­des, nome­a­da­men­te em reu­niões one-to-one com mais de 80 pro­fis­si­o­nais da indús­tria cine­ma­to­grá­fi­ca e audi­o­vi­su­al, como dire­to­res de cas­ting, pro­du­to­res e realizadores. 

O Euro­pe­an Sho­o­ting Stars con­ta com o apoio finan­cei­ro do Pro­gra­ma Media – Euro­pa Cri­a­ti­va, e dos res­pe­ti­vos ins­ti­tu­tos naci­o­nais de cine­ma. O Ins­ti­tu­to do Cine­ma e do Audi­o­vi­su­al (ICA) apoia a sele­ção dos ato­res por­tu­gue­ses para este programa. 

De entre os vári­os ato­res por­tu­gue­ses que inte­gra­ram ante­ri­or­men­te este Pro­gra­ma encon­tram-se nomes como Bea­triz Batar­da, Dio­go Infan­te, Nuno Lopes, Afon­so Pimen­tel, Vic­to­ria Guer­ra, entre outros. 

O Euro­pe­an Sho­o­ting Stars 2020 decor­re entre 21 e 24 de feve­rei­ro, no âmbi­to da 70.ª edi­ção do Fes­ti­val Inter­na­ci­o­nal de Cine­ma de Ber­lim – Ber­li­na­le, que acon­te­ce entre 20 de feve­rei­ro e 1 de março.

Fon­te.