Centro de Estudos Cinematográficos

Rio 2096: Uma História de Amor e Fúria

O pro­jec­to “Cine­ma e Refle­xão” apre­sen­ta um con­jun­to de ses­sões espe­ci­ais, ciclos temá­ti­cos e cur­sos bre­ves, onde se explo­ra­rá, reflec­ti­rá e dis­cu­ti­rá o papel do cine­ma como fer­ra­men­ta que des­per­ta o pen­sa­men­to crí­ti­co, refle­xi­vo e até inter­ven­ti­vo. Nes­ta sema­na con­ti­nu­a­mos a olhar para a ani­ma­ção como uma fer­ra­men­ta crí­ti­ca da Soci­e­da­de. Será exi­bi­do no dia 5 de Feve­rei­ro o fil­me “Rio 2096: Uma His­tó­ria de Amor e Fúria” de Luiz Bolog­ne­si, com Sel­ton Mel­lo, Cami­la Pitan­ga e Rodri­go San­to­ro.

O pro­jec­to “Cine­ma e Refle­xão” apre­sen­ta um con­jun­to de ses­sões espe­ci­ais, ciclos temá­ti­cos e cur­sos bre­ves, onde se explo­ra­rá, reflec­ti­rá e dis­cu­ti­rá o papel do cine­ma como fer­ra­men­ta que des­per­ta o pen­sa­men­to crí­ti­co, refle­xi­vo e até inter­ven­ti­vo. Nes­ta sema­na con­ti­nu­a­mos a olhar para a ani­ma­ção como uma fer­ra­men­ta crí­ti­ca da Soci­e­da­de. Será exi­bi­do no dia 5 de Feve­rei­ro o fil­me “Rio 2096: Uma His­tó­ria de Amor e Fúria” de Luiz Bolog­ne­si, com Sel­ton Mel­lo, Cami­la Pitan­ga e Rodri­go San­to­ro. Uma ses­são com o apoio da Legend­main e Euro­pa Fil­mes.

Rio 2096: Uma His­tó­ria de Amor e Fúria de Luiz Bolog­ne­si ven­ceu o seu prin­ci­pal pré­mio do Annecy Inter­na­ti­o­nal Ani­ma­ted Film Fes­ti­val, em Fran­ça, tor­nan­do-se a pri­mei­ra ani­ma­ção bra­si­lei­ra a ser sele­ci­o­na­da para essa com­pe­ti­ção

Um homem com mais de cin­co sécu­los de exis­tên­cia acom­pa­nha a his­tó­ria do Bra­sil, de 1566 a 2096. Nes­te per­cur­so, pro­cu­ra Janaí­na, a úni­ca mulher que amou, que vai reen­con­tran­do atra­vés dos tem­pos. Por amor, enfren­ta as lutas entre as tri­bos de índi­os tupi­nam­bás e tupi­ni­quins, assis­te aos hor­ro­res da escra­va­tu­ra impos­ta pela che­ga­da dos por­tu­gue­ses, vê-se envol­vi­do na Balai­a­da (revol­ta popu­lar ocor­ri­da no Mara­nhão 1838 e 1841) e, duran­te a déca­da de 1960, mis­tu­ra-se no movi­men­to de resis­tên­cia con­tra a dita­du­ra mili­tar. Até que, em 2096, sem­pre com Janaí­na ao seu lado, se vê obri­ga­do a enfren­tar um dos pio­res con­fli­tos mun­di­ais de sem­pre: a guer­ra pela água.

Um fil­me de ani­ma­ção sobre a for­ça do amor em tem­pos de guer­ra, rea­li­za­do pelo docu­men­ta­ris­ta bra­si­lei­ro Luiz Bolog­ne­si (“Cine Mam­bem­be — O Cine­ma Des­co­bre o Bra­sil”, “A Guer­ra dos Pau­lis­tas”, “Lutas.doc” e “Educação.doc”). As vozes das per­so­na­gens per­ten­cem aos acto­res Sel­ton Mel­lo, Cami­la Pitan­ga e Rodri­go San­to­ro.

English
A 600-year-old man lives throughout the history of Brazil, from 1556 to 2096. In this journey, he looks for Janaína, the only woman he loved. He finds her many times along the way. He fights in the tupinambás vs tupiquinins war, he faces the horrors of slavery imposed by the Portuguese, he is part of the Balaiada (popular uprising at Maranhão – 1838 to 1841), and, in the sixties, he joins the resistance against the military dictatorship. Until 2096, always with Janaína, he is forced to face one of the worst global conflict of all time: war for water.
An animation feature about the power of love in war times, directed by the Brazilian Luiz Bolognesi (“Cine Mambembe – O Cinema Descobre o Brasil”, “A Guerra dos Paulistas”, “Lutas.doc” and “Educação.doc"). The voice cast is Selton Mello, Camila Pitanga and Rodrigo Santoro.

O enre­do é bem cons­truí­do e ver a his­tó­ria do Bra­sil con­ta­ta de for­ma tão cla­ra e tão bem arqui­te­ta­da em ani­ma­ção mos­tra uma nova área cine­ma­to­grá­fi­ca que pre­ci­sa ser mais explo­ra­da e, quem sabe, ampli­a­da em nos­so país

Adri­a­na Cruz, Cine­ma com Rapa­du­ra

Rio 2096: Uma His­tó­ria de Amor e Fúria | Bra­sil
98 minu­tos | 2013 | Idi­o­ma: Por­tu­guês com legen­das em Inglês

Rea­li­za­do por Luiz Bolog­ne­si

5 de Feve­rei­ro de 2020, Mini-Audi­tó­rio Sal­ga­do Zenha.
Entra­da livre a sóci­os e estu­dan­tes. Públi­co 3€