70.ª Berlinale

O docu­men­tá­rio A METAMORFOSE DOS PÁSSAROS, de Cata­ri­na Vas­con­ce­los, tem a sua estreia mun­di­al na sec­ção Encoun­ters, a nova sec­ção com­pe­ti­ti­va do fes­ti­val de Ber­lim cujo obje­ti­vo é “apoi­ar novas vozes no cine­ma e dar mais espa­ço à diver­si­da­de de for­mas nar­ra­ti­vas e docu­men­tais no pro­gra­ma oficial.”

A sec­ção para­le­la Forum Expan­ded con­ta com a estreia inter­na­ci­o­nal das obras QUANTUM CREOLE (Alemanha/França/Portugal/Espanha), de Fili­pa César, e APIYEMIYEKÎ? (Brasil/França/Países Baixos/Portugal), de Ana Vaz. 

A atriz Joa­na Ribei­ro inte­gra a lis­ta de dez jovens talen­tos euro­peus sele­ci­o­na­dos para o Euro­pe­an Sho­o­ting Stars, um pro­gra­ma de pro­mo­ção de talen­tos leva­do a cabo pela Euro­pe­an Film Pro­mo­ti­on (EFP). O Euro­pe­an Sho­o­ting Stars decor­re todos os anos duran­te a Ber­li­na­le e, nes­ta edi­ção, entre 21 e 24 de feve­rei­ro, os talen­tos sele­ci­o­na­dos irão par­ti­ci­par em diver­sas ati­vi­da­des, nome­a­da­men­te em reu­niões one-to-one com mais de 80 pro­fis­si­o­nais da indús­tria cine­ma­to­grá­fi­ca e audi­o­vi­su­al, como dire­to­res de cas­ting, pro­du­to­res e realizadores. 

Tam­bém no que se refe­re a talen­tos, Por­tu­gal con­ta nes­ta 70.ª edi­ção, com qua­tro pre­sen­ças sele­ci­o­na­das para a sec­ção Ber­li­na­le Talents. Joa­na Niza Bra­ga, sound desig­ner; José Magro, rea­li­za­dor e argu­men­tis­ta; e Pau­lo Car­nei­ro, rea­li­za­dor e mon­ta­dor, são os pro­fis­si­o­nais que irão par­ti­ci­par do pro­gra­ma de desen­vol­vi­men­to de talen­tos e O NAVIO E O MAR, de Lara Sou­sa, será apre­sen­ta­do no DOC Sta­ti­on, sec­ção do Ber­li­na­le Talents para projetos. 

Na com­pe­ti­ção prin­ci­pal do fes­ti­val, que con­ta com 18 fil­mes de 18 paí­ses, de des­ta­car a pre­sen­ça de TODOS OS MORTOS (Brasil/França), de Cae­ta­no Gotar­do e Mar­co Dutra, que con­ta com a par­ti­ci­pa­ção da atriz por­tu­gue­sa Leo­nor Silveira. 

O pro­gra­ma com­ple­to da 70.ª Ber­li­na­le será apre­sen­ta­do a 11 de fevereiro.

Fon­te.