Filmes de Teresa Villaverde e João Botelho disponíveis online

Cinema Portugus

Um conjunto de obras dos dois cineastas portugueses pode agora ser visto a partir de casa.

Os filmes “Où en êtes-vous, Teresa Villaverde?”, e “Os Mutantes”, de Teresa Villaverde estão a partir de agora disponíveis online.

“Os Mutan­tes”, de 1998, escri­to e rea­li­za­do pela cine­as­ta, pode ser vis­to des­ta for­ma até 25 de Abril, no Vimeo da Alce Fil­mes. “Où en êtes-vous, Tere­sa Vil­la­ver­de? está dis­po­ní­vel no canal You­Tu­be do Cen­tre Pom­pi­dou, que dedi­cou uma retros­pe­ti­va à rea­li­za­do­ra, em 2019. 

Link para “Os Mutan­tes”

Com Ana Morei­ra, Ale­xan­dre Pin­to como pro­ta­go­nis­tas, Os Mutan­tes (1998) estre­ou inter­na­ci­o­nal­men­te no fes­ti­val de Can­nes. Escri­to e rea­li­za­do por Tere­sa Vil­la­ver­de, o fil­me leva-nos às vidas de três jovens, em Lis­boa, que não se encai­xam em lado nenhum. Nun­ca se ren­dem, estão sem­pre à pro­cu­ra de algu­ma coi­sa. São mutan­tes de uma rea­li­da­de que os ocul­ta, por recu­sa­rem as coi­sas como elas são. Exis­tem numa ver­ti­gem e não acei­tam o lugar que lhes impõem, a sor­te que lhes reser­vam. O mun­do dos esque­ci­dos, dos sobre­vi­ven­tes, os seus laços de soli­da­ri­e­da­de, os seus códi­gos, as suas pou­cas espe­ran­ças. Bair­ros em que habi­tam. Ins­ti­tui­ções de acolhimento. 

Link para “Où en êtes-vous, Tere­sa Villaverde?”

“Où en êtes-vous, Tere­sa Vil­la­ver­de?” (2019) sur­giu no âmbi­to da retros­pec­ti­va rea­li­za­da no Cen­tre Pom­pi­dou, em Paris, onde teve estreia mun­di­al. Em Por­tu­gal, estre­ou no DocLis­boa, em Outu­bro. Tra­ta-se de um docu­men­tá­rio em cur­ta-metra­gem fil­ma­do na qua­dra da Esta­ção Pri­mei­ra de Man­guei­ra, no Rio de Janei­ro, em Feve­rei­ro do ano pas­sa­do, o dia da vota­ção do júri que atri­bui o títu­lo de cam­peã à esco­la ven­ce­do­ra do Car­na­val após os des­fi­les no Sambódromo. 

Tam­bém a par­tir de hoje, a Ar de Fil­mes dis­po­ni­bi­li­za três docu­men­tá­ri­os assi­na­dos por João Bote­lho sobre a região de Trás-os-Mon­tes, de onde o cine­as­ta é natu­ral, rea­li­za­dos entre 2007 e 2012 em par­ce­ria com o Minis­té­rio da Cul­tu­ra, atra­vés da Dele­ga­ção de Cul­tu­ra da Região Norte. 

Hoje, está dis­po­ní­vel o pri­mei­ro fil­me des­ta tri­lo­gia, “A Ter­ra Antes do Céu” (2007). A par­tir de 10 de abril, fica­rá onli­ne “Para Que Este Mun­do Não Aca­be!” (2009) e, por fim. a par­tir de 14 de abril pode­rá ser vis­to “Anquan­to la lhén­gua fur can­ta­da” (2012).
por CINEMAX 
publi­ca­do 17:52 — 09 abril ’20 

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Portugus

Fon­te.