Cinemateca lança iniciativa para o período de isolamento

Cinema Portugus

A Cinemateca Portuguesa lana esta semana uma iniciativa destinada divulgao de parte do seu acervo na Internet.

A par­tir des­ta sema­na, a Cine­ma­te­ca Por­tu­gue­sa lan­ça a ini­ci­a­ti­va “Ges­tos & Frag­men­tos” que per­mi­ti­rá ace­der a fil­mes, peças muse­o­grá­fi­cas e regis­tos da vida da Cinemateca.
Num pri­mei­ro momen­to, a ini­ci­a­ti­va envol­ve qua­tro secções. 

A dis­po­ni­bi­li­za­ção tem­po­rá­ria de lon­gas-metra­gens do cine­ma por­tu­guês, pre­ser­va­das e digi­ta­li­za­das em alta defi­ni­ção. Os pri­mei­ros títu­los são “Lis­boa, Cró­ni­ca Ane­dó­ti­ca” (J. Lei­tão de Bar­ros, 1930) e “Os Ver­des Anos” (Pau­lo Rocha, 1963). Seguir-se-ão outros fil­mes, ao rit­mo de dois por sema­na. No perío­do do 25 de Abril será ain­da dis­po­ni­bi­li­za­do um con­jun­to de fil­mes dedi­ca­dos ao tema.

Des­ti­na­dos aos mais jovens, a Cine­ma­te­ca Júni­or dis­po­ni­bi­li­za um espe­tá­cu­lo de Lan­ter­na Mági­ca e pro­pos­tas de pro­gra­mas (com suges­tão de uti­li­za­ção por par­te de pais e pro­fes­so­res) com­pos­tos por fil­mes dis­po­ní­veis na Cine­ma­te­ca Digital. 

Den­tro da sec­ção, “O museu vai a casa” serão des­ta­ca­dos obje­tos e apa­re­lhos da His­tó­ria e Pré-His­tó­ria do Cine­ma, per­ten­cen­tes à cole­ção da Cinemateca. 

Por fim, esta­rá onli­ne a rubri­ca “Tex­tos & Ima­gens”, com ensai­os sobre docu­men­tos bibli­o­grá­fi­cos e ico­no­grá­fi­cos con­ser­va­dos e tra­ba­lha­dos pelo Cen­tro de Docu­men­ta­ção e Infor­ma­ção da Cinemateca. 

Seguir-se-ão novas rubri­cas, entre as quais aque­la em que serão divul­ga­das con­fe­rên­ci­as e deba­tes da rubri­ca de pro­gra­ma­ção “His­tó­ri­as do Cine­ma”, que, ao lon­go da últi­ma déca­da, trou­xe à Cine­ma­te­ca gran­des nomes da crí­ti­ca e his­to­ri­o­gra­fia de cinema. 

De acor­do com a Cine­ma­te­ca, estas ini­ci­a­ti­vas serão lan­ça­das duran­te o perío­do em que as salas da ins­ti­tui­ção se encon­tram encer­ra­das. Alguns con­teú­dos fica­rão dis­po­ní­veis a lon­go pra­zo e algu­mas das rubri­cas tor­nar-se-ão resi­den­tes no sítio da Cinemateca.
Os con­teú­dos aci­ma refe­ri­dos e a res­pe­ti­va pro­gra­ma­ção estão dis­po­ní­veis no sítio ofi­ci­al da Cine­ma­te­ca Por­tu­gue­sa.
por CINEMAX 
publi­ca­do 12:12 — 13 abril ’20 

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Portugus

Fon­te.