MÁRIO PATROCÍNIO É PRODUCER ON THE MOVE 2020

O Pro­du­cers On The Move, que decor­re todos os anos no âmbi­to do Fes­ti­val de Can­nes, tem, este ano, lugar de 11 a 15 de maio, pela pri­mei­ra vez numa ver­são inte­gral­men­te onli­ne. O even­to tem como obje­ti­vos pro­mo­ver o con­tac­to entre jovens pro­du­to­res emer­gen­tes e poten­ci­ais par­cei­ros de copro­du­ção e refor­çar o con­tac­to com diver­sos outros agen­tes da indús­tria cinematográfica. 

Duran­te os cin­co dias da ini­ci­a­ti­va, os 20 pro­du­to­res euro­peus sele­ci­o­na­dos para o pro­gra­ma terão reu­niões onli­ne para apre­sen­ta­ção dos seus pro­je­tos a pro­fis­si­o­nais da indús­tria e par­ti­ci­pa­rão de diver­sas con­ver­sas com especialistas. 

Os 20 sele­ci­o­na­dos para a edi­ção des­te ano são: Vese­la Kaza­ko­va (Bul­gá­ria), Dani­jel Pek (Croá­cia), Miku­lás Novotny (Repú­bli­ca Che­ca), Moni­ca Hells­tröm (Dina­mar­ca), Eli­na Lit­vi­no­va (Estó­nia), Alek­si Hyvä­ri­nen (Fin­lân­dia), Andrea Que­ralt (Fran­ça), Tan­ja Geor­gi­e­va-Waldhau­er (Ale­ma­nha) John Wal­la­ce (Irlan­da), Gio­van­ni Pom­pi­li (Itá­lia), Yll Uka (Koso­vo), Mari­ja Raz­gu­te (Lituâ­nia), Alan R. Mil­li­gan (Noru­e­ga), Mar­ta Habi­or (Poló­nia), Mário Patro­cí­nio (Por­tu­gal), Mari­na Gum­zi (Eslo­vé­nia), Olmo Figue­re­do Gon­zá­lez-Que­ve­do (Espa­nha), Marie Kjell­son (Sué­cia), Fla­via Zanon (Suí­ça) e Rupert Lloyd (Rei­no Unido). 

Mário Patro­cí­nio é um dos cofun­da­do­res da BRO Cine­ma, cri­a­da em 2012. O por­tu­guês rea­li­zou os docu­men­tá­ri­os COMPLEXOUNIVERSO PARALELO e I LOVE KUDURO e copro­du­ziu COLOUR OUT OF SPACE, de Richard Stan­ley, e O BUSCADOR, de Ber­nar­do Bar­re­to. A sua lis­ta de tra­ba­lhos em desen­vol­vi­men­to inclui, entre outros, uma série do géne­ro policial/crime e a lon­ga-metra­gem DOIS ESTRANHOS, que mar­ca a estreia de Mário Patro­cí­nio como rea­li­za­dor de obras de ficção. 

Por­tu­gal este­ve já repre­sen­ta­do em diver­sas edi­ções do Pro­du­cers on the Move, com as par­ti­ci­pa­ções, entre outros, de Pan­do­ra da Cunha Tel­les (2004), Fer­nan­do Ven­drell (2005), Luís Urba­no (2007), Leo­nel Viei­ra (2008), Rodri­go Arei­as (2009), João Matos (2013), Nuno Ber­nar­do (2014), Joa­na Fer­rei­ra (2015) e João Via­na (2019).

O Pro­du­cers on the Move é uma ini­ci­a­ti­va da Euro­pe­an Film Pro­mo­ti­on (EFP), finan­ci­a­da pelo Pro­gra­ma MEDIA – Euro­pa Cri­a­ti­va e pelo Euri­ma­ges e con­ta, como habi­tu­al­men­te, com o apoio dos ins­ti­tu­tos naci­o­nais de cine­ma dos paí­ses par­ti­ci­pan­tes, nome­a­da­men­te o Ins­ti­tu­to do Cine­ma e do Audi­o­vi­su­al (ICA).

Fon­te.