Bostofrio, Où Le Ciel Rejoint La Terre & Poéticas do Canto Polifónico

Bostofrio Duplo

Na pró­xi­ma quar­ta-fei­ra, 7 de Outu­bro às 21h45, serão apre­sen­ta­dos dois docu­men­tá­ri­os por­tu­gue­ses. A cur­ta-metra­gem Poé­ti­cas do Can­to Poli­fó­ni­co e a lon­ga-metra­gem Bos­to­frio. A entra­da, como sem­pre, deve­rá ser reser­va­da atra­vés do email [email protected], ten­do os nos­sos asso­ci­a­dos entra­da gratuita. 

Poéticas do Canto Polifónico
de Maria do Rosário Pestana e João Valentim, 2018

Gru­pos for­mal­men­te ins­ti­tuí­dos sal­va­guar­dam um reper­tó­rio poli­fó­ni­co pre­do­mi­nan­te­men­te modal, a duas ou três vozes, em ter­cei­ras ou em ter­cei­ras e quin­tas para­le­las. Estas mulhe­res detêm o conhe­ci­men­to de um reper­tó­rio, com­pe­tên­ci­as musi­cais e voca­li­da­des que que­rem ver sal­va­guar­da­dos e reco­nhe­ci­dos. Que­rem par­ti­lhar e trans­mi­tir às gera­ções seguin­tes a expe­ri­ên­cia inter­sub­jec­ti­va e limi­nar do can­to a vozes que rever­be­ra nos seus cor­pos. Criá­mos uma equi­pa, par­ti­mos para o ter­re­no, e falá­mos com deze­nas de can­ta­dei­ras, enco­ra­jan­do-as a ati­var e a valo­ri­zar o ‘can­to de mulhe­res’, como algu­mas gos­tam de lhe cha­mar. Este docu­men­tá­rio é uma das faces des­se encon­tro e estudo.

Bostofrio, Où Le Ciel Rejoint La Terre
de Paulo Carneiro, 2018

Na aldeia de Bos­to­frio, em Trás-os-Mon­tes, o rea­li­za­dor Pau­lo Car­nei­ro pro­cu­ra che­gar a um retra­to do avô, que não conhe­ceu e que nun­ca per­fi­lhou o seu pai, per­gun­tan­do, ouvin­do e puxan­do pelas memó­ri­as dos seus con­ter­râ­ne­os. Essa per­so­na­gem “ausen­te”, o avô, nun­ca se mate­ri­a­li­za – pois este não é um fil­me “sobre o avô”, é um fil­me sobre um homem à pro­cu­ra de uma ima­gem para o seu avô.

Um docu­men­tá­rio sobre a famí­lia escri­to e rea­li­za­do por Pau­lo Car­nei­ro. Galar­do­a­do com o Pré­mio de Impren­sa CISION na 24.ª edi­ção dos Cami­nhos do Cine­ma Português. 

Dura­ção Apro­xi­ma­da: 99 minutos

Bostofrio Horas MUPI 2

CONDIÇÕES DE ACESSO:

  • Pré-Reser­va de Lugar (atra­vés do email [email protected])
  • Lota­ção limi­ta­da a 15 espectadores
  • Uso obri­ga­tó­rio de máscara
  • Cum­pri­men­to das nor­mas gerais de higi­e­ne da DGS

A Entra­da é livre a todos os asso­ci­a­dos. Ao se asso­ci­ar ao Cen­tro de Estu­dos Cine­ma­to­grá­fi­cos está a con­tri­buir para que pos­sa­mos con­ti­nu­ar a rea­li­zar a exi­bi­ção de cine­ma alter­na­ti­vo, for­ma­ções, o fes­ti­val Cami­nhos e outras acções de for­ma­ção na área da ima­gem em movi­men­to. A entra­da para estu­dan­tes é de 2€ e para o res­tan­te públi­co tem um cus­to de 3€.