Candidato palestiniano aos Óscares tem coprodução portuguesa

Cinema Portugus

Gaza, mon amour” realizado por Tarzan Nasser e Arab Nasser foi parcialmente rodada no Algarve.

O filme “Gaza, mon amour” é o candidato da Palestina a uma nomeação para o Óscar de melhor filme internacional, revelou a coprodutora, Pandora da Cunha Telles. A longa-metragem de ficção, assinada pelos irmãos palestinianos Tarzan e Arab Nasser foi rodada parcialmente no Algarve, com participação da Ukbar Filmes.

Além da roda­gem em Por­tu­gal, com a recri­a­ção dos por­tos de Gaza no Algar­ve, a copro­du­ção por­tu­gue­sa pas­sou ain­da pelo tra­ba­lho de som, carac­te­ri­za­ção e mis­tu­ra. O fil­me con­ta com apoio do Ins­ti­tu­to do Cine­ma e Audi­o­vi­su­al e da RTP e terá estreia nos cine­mas por­tu­gue­ses no pri­mei­ro tri­mes­tre de 2021. 

“Gaza, mon amour” teve estreia no fes­ti­val de cine­ma de Vene­za e ins­pi­ra-se numa his­tó­ria verí­di­ca ocor­ri­da em Gaza, em 2014, quan­do um pes­ca­dor encon­trou uma está­tua de Apo­lo no mar. 

Pro­ta­go­ni­za­do por Hiam Abbass e Salim Daw o fil­me foi dis­tin­gui­do ain­da no fes­ti­val de cine­ma de Toron­to com o pré­mio NETPAC, ten­do o júri elo­gi­a­do o “como­ven­te, ins­ti­gan­te e poé­ti­co con­to de emo­ções não ditas, a retra­tar a vida diá­ria de Gaza”. 

“Temos ideia que de Gaza só vêm his­tó­ri­as de guer­ra, mas esta não. (…) É um fil­me mui­to nar­ra­ti­vo, uma his­tó­ria de amor, tem humor”, embo­ra este­jam implí­ci­tos os pro­ble­mas soci­ais do ter­ri­tó­rio e a rela­ção com Isra­el, con­tou Pan­do­ra da Cunha Telles. 

Nas­ci­dos em Gaza em 1988, Tar­zan e Arab Nas­ser estre­a­ram-se em 2013 com a cur­ta-metra­gem “Con­dom Lead” e fize­ram a pri­mei­ra lon­ga um ano depois, inti­tu­la­da “Dégra­dé”, estre­a­da na Sema­na da Crí­ti­ca do Fes­ti­val de Cine­ma de Cannes. 

A pró­xi­ma edi­ção dos Ósca­res, os pré­mi­os nor­te-ame­ri­ca­nos de cine­ma, foi empur­ra­da para 25 de abril 2021, devi­do à pan­de­mia da covid-19, o que teve impli­ca­ções nos pra­zos de acei­ta­ção de can­di­da­tu­ras, vota­ções e anún­cio de nome­a­dos. O limi­te para a estreia dos fil­mes em salas nor­te-ame­ri­ca­nas, tam­bém foi alte­ra­do e esten­de-se a 28 de feve­rei­ro 2021, dois meses além do limi­te habi­tu­al de 31 de dezembro. 

A sub­mis­são para o Óscar de melhor fil­me inter­na­ci­o­nal pas­sou a ter como data limi­te 1 de dezem­bro 2020. 

O can­di­da­to de Por­tu­gal a esta cate­go­ria deve­rá ser anun­ci­a­do em novem­bro pela Aca­de­mia Por­tu­gue­sa de Cinema. 

por CINEMAX com LUSA 
publi­ca­do 10:50 — 24 outu­bro ’20 

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Portugus

Fon­te.