Programa!ação 2 – Rever o Passado, Hoje

Numa épo­ca que o cine­ma pare­ce, pro­gres­si­va­men­te, pas­sar do gran­de para os peque­nos ecrãs, o Fes­ti­val Cami­nhos do Cine­ma Por­tu­guês con­ti­nua a remar con­tra a maré digi­tal, acre­di­tan­do que o cine­ma deve ser vis­to e vivi­do em sala. O ciclo “Programa!Ação”, que ser­ve de ante­câ­ma­ra ao pró­prio Fes­ti­val, é mais um pas­so nes­te sentido.

O ciclo “Programa!Ação” faz-nos recu­ar até ao iní­cio de car­rei­ra de repu­ta­dos cine­as­tas naci­o­nais, revi­si­tan­do as suas pri­mei­ras pro­du­ções. Uma via­gem que, no fun­do, repre­sen­ta o ace­der à men­te de jovens rea­li­za­do­res e o reco­nhe­cer da semen­te que ger­mi­na e das suas novas for­mas de olhar o cine­ma e o mundo.

Sabe­mos que a linha que sepa­ra o cine­ma pro­du­zi­do num enqua­dra­men­to pro­fis­si­o­nal do pro­du­zi­do em con­tex­to aca­dé­mi­co é cada vez mais ténue, mas, ain­da assim, acre­di­ta­mos que o con­tac­to com as expe­ri­men­ta­ções mais pre­li­mi­na­res daque­les que são, hoje, rea­li­za­do­res acla­ma­dos é uma opor­tu­ni­da­de única.

Ao lon­go de seis ses­sões, divi­di­das entre Coim­bra, Covi­lhã, Lei­ria e Lis­boa, o ciclo “Programa!Ação” exi­be cine­ma­to­gra­fi­as tan­to iné­di­tas quan­to mere­ce­do­ras de um olhar crí­ti­co e analítico.

Sai­ba mais na seguin­te liga­ção: Programa!ação 2 – Rever o Pas­sa­do, Hoje.