Academia Americana de Cinema rejeita “Listen” para candidato aos Óscares

Cinema Portugus Oscar 2021

Academia Portuguesa de Cinema abre nova votao para o candidato de Portugal.

A Academy of Motion Picture Arts and Sciences (AMPAS) informou a Academia Portuguesa de Cinema que, após análise do filme “Listen” de Ana Rocha de Sousa, considerou a candidatura não elegível e solicita o envio de um novo candidato.

Ape­sar das par­ti­cu­la­ri­da­des da nar­ra­ti­va do fil­me jus­ti­fi­ca­rem o recur­so a diá­lo­gos em lín­gua ingle­sa, o fator de exclu­são pren­de-se com um dos cri­té­ri­os de ele­gi­bi­li­da­de que obri­ga a que pelo menos 50% do fil­me can­di­da­to seja fala­do em lín­gua não-inglesa. 

Segun­do o Pre­si­den­te da Aca­de­mia, Pau­lo Tran­co­so, “Ain­da na fase de con­si­de­ra­ção de todos os fil­mes naci­o­nais poten­ci­al­men­te ele­gí­veis con­tac­tá­mos a AMPAS no sen­ti­do de obter escla­re­ci­men­tos que fun­da­men­tas­sem a deci­são de excluir ou incluir o fil­me de Ana Rocha de Sou­sa da lis­ta de can­di­da­tos em con­si­de­ra­ção. Em res­pos­ta à APC, a AMPAS comu­ni­cou que ape­nas pode­ri­am deli­be­rar sobre a ele­gi­bi­li­da­de de um fil­me após o encer­ra­men­to do pra­zo regu­lar de sub­mis­sões, exis­tin­do sem­pre a pos­si­bi­li­da­de de sub­me­ter um novo can­di­da­to caso o pri­mei­ro fos­se rejei­ta­do. Aten­den­do ao fac­to de que o fil­me jus­ti­fi­ca o recur­so à lín­gua ingle­sa por retra­tar a his­tó­ria de um casal imi­gran­te por­tu­guês em Lon­dres, e que uma par­te con­si­de­rá­vel do mes­mo tem diá­lo­gos em por­tu­guês e em lín­gua ges­tu­al, o fil­me foi pré-sele­ci­o­na­do pelo comi­té de sele­ção e aca­bou por ser o mais vota­do pelos mem­bros da APC. Sabía­mos que a acei­ta­ção do fil­me enquan­to can­di­da­to de Por­tu­gal depen­de­ria da fle­xi­bi­li­da­de do comi­té inter­na­ci­o­nal da AMPAS e está­va­mos con­fi­an­tes de que o con­tex­to par­ti­cu­lar des­ta can­di­da­tu­ra jus­ti­fi­ca­ria a sua acei­ta­ção, mas no final isso aca­bou por não acontecer.” 

A Aca­de­mia Por­tu­gue­sa de Cine­ma abriu nova vota­ção que ter­mi­na­rá domin­go dia 20, duran­te a qual os mem­bros da Aca­de­mia vota­rão no novo can­di­da­to de Por­tu­gal aos Ósca­res 2021. 

Os fil­mes em vota­ção são os 3 nome­a­dos pré-sele­ci­o­na­dos ante­ri­or­men­te: “Mos­qui­to”, do rea­li­za­dor João Nuno Pin­to, “Patrick” do rea­li­za­dor Gon­ça­lo Wad­ding­ton e “Vita­li­na Vare­la”, do rea­li­za­dor Pedro Costa. 

por CINEMAX 
publi­ca­do 13:01 — 18 dezem­bro ’20 

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Portugus Oscar 2021

Fon­te.