“Vitalina Varela” é o filme português candidato aos Óscares 2021

Oscar 2021 Cinema Portugus

A longa-metragem de Pedro Costa substitui “Listen”, excludo por ter a maioria do dilogo em ingls.

O filme “Vitalina Varela”, do realizador Pedro Costa, será o candidato português à categoria de Melhor Filme Internacional, nos Prémios da Academia Americana de Cinema.

Após a exclu­são de “Lis­ten”, comu­ni­ca­da na pas­sa­da sex­ta-fei­ra dia 18, a aca­de­mia por­tu­gue­sa pro­ce­deu a uma segun­da vota­ção entre os seus mem­bros asse­gu­ran­do o envio de um novo can­di­da­to às nomeações. 

“Vita­li­na Vare­la” estre­ou em 2019 no Fes­ti­val de Locar­no, na Suí­ça, onde rece­beu o pré­mio máxi­mo, o Leo­par­do de Ouro. No mes­mo cer­ta­me, a pro­ta­go­nis­ta foi dupla­men­te pre­mi­a­da como melhor atriz. O fil­me con­ta a his­tó­ria de uma mulher que viveu gran­de par­te da vida à espe­ra de ir ter com o mari­do, emi­gra­do em Por­tu­gal. Saben­do que ele mor­reu, Vita­li­na Vare­la che­ga ao país três dias depois do funeral. 

Des­de então o fil­me já foi exi­bi­do em mais de 50 fes­ti­vais de cine­ma, cine­ma­te­cas e ciclos dedi­ca­dos a Pedro Cos­ta, ten­do sido pre­mi­a­do na mai­o­ria dos cer­ta­mes, como o Fes­ti­val de Cine­ma de São Fran­cis­co, nos Esta­dos Uni­dos, em Abril, que deu ao rea­li­za­dor o pré­mio Per­sis­ten­ce of Vision. 

A 93ª edi­ção dos Ósca­res acon­te­ce no dia 25 de abril de 2021, no Tea­tro Dolby em Los Ange­les, duran­te a qual a Aca­de­mia Ame­ri­ca­na de Cine­ma irá dis­tri­buir pré­mi­os em 23 categorias. 

por CINEMAX 
publi­ca­do 10:20 — 21 dezem­bro ’20 

Recomendamos: Veja mais Artigos de Oscar 2021 Cinema Portugus

Fon­te.