Em Junho na Casa do Cinema

CCC_queer-01.png
 

No seu segun­do mês de exi­bi­ções, a Casa do Cine­ma de Coim­bra ofe­re­ce novos ciclos aten­den­do a uma expe­ri­ên­cia cine­ma­to­grá­fi­ca dife­ren­ci­a­da. Esta casa traz à tela um con­jun­to de títu­los de cariz patri­mo­ni­al e his­tó­ri­co, sem esque­cer a cele­bra­ção do mês que­er e o com­ba­te aos este­reó­ti­pos sociais.

É nes­sa diver­si­da­de que ao lon­go do mês de Junho tere­mos a opor­tu­ni­da­de de acom­pa­nhar cin­co ciclos temá­ti­cos. O pri­mei­ro momen­to é inau­gu­ra­do pelo Fila K Cine­clu­be, com o Ciclo “A Vida é um Jogo” com cura­do­ria e apre­sen­ta­ção de Fer­nan­do Faus­to de Almei­da que nos leva todas as ter­ças-fei­ras pela his­tó­ria do cine­ma noir anglo-saxó­ni­co entre 1947 e 1972.  Um ciclo inau­gu­ra­do hoje, 1 de Junho às 19h00.

CCC 2021 MaioJunho 158CCC 2021 MaioJunho 174CCC 2021 MaioJunho 186CCC 2021 MaioJunho 194

Junho é ain­da o mês em que se come­mo­ra o orgu­lho que­er, sen­do cele­bra­do nes­ta casa com um ciclo que mani­fes­ta a fuga ao este­reó­ti­po. A selec­ção do Cen­tro de Estu­dos Cine­ma­to­grá­fi­cos reú­ne sete fil­mes que pro­mo­vem um con­jun­to dife­ren­te de olha­res sobre esta comu­ni­da­de, mas que em comum se tocam pela igual­da­de de direi­tos e deve­res que todos devem ter na sociedade.

É uma via­gem que se inau­gu­ra com o Cine­ma de Óscar Alves, um pre­cur­sor do cine­ma gay por­tu­guês, que ain­da hoje é ampla­men­te des­co­nhe­ci­do do gran­de públi­co. Além de se expres­sar com um pen­dor expe­ri­men­tal, a fil­mo­gra­fia de Óscar Alves (1935–2020), exem­pli­fi­ca o ful­gor de uma cine­ma­to­gra­fia injus­ta­men­te esque­ci­da, e que nos levan­ta impor­tan­tes ques­tões sobre a não con­ti­nui­da­de de uma pro­du­ção regu­lar, em Por­tu­gal, de um cine­ma de expres­são mar­ca­da­men­te que­er. A ses­são do dia 2 de Junho além de con­tar com um con­jun­to de fil­mes rara­men­te exi­bi­dos con­ta com a apre­sen­ta­ção de Dio­go Ribei­ri­nha da PATH – Pla­ta­for­ma Anti Trans­fo­bia e Homo­fo­bia – Coim­bra. Este é um ciclo inter­na­ci­o­nal que reú­ne visões de vári­os cons­truc­tos soci­ais em que a pro­du­ção naci­o­nal tem outros des­ta­ques, nome­a­da­men­te com “O Fan­tas­ma”, de João Pedro Rodri­gues, e “E Ago­ra? Lem­bra-me”, de Joa­quim Pinto.

CCC 2021 MaioJunho 1102CCC 2021 MaioJunho 162CCC 2021 MaioJunho 178CCC 2021 MaioJunho 190CCC 2021 MaioJunho 198

O mês é ain­da mar­ca­do pelo tér­mi­no do ciclo “Cine­ma e Explo­ra­ção da Mime­sis Dra­má­ti­ca”, inte­gra­do no 2.º ciclo de Tea­tro e Artes Per­for­ma­ti­vas da Uni­ver­si­da­de de Coim­bra. Serão exi­bi­dos, a 4 de Junho, “A Vin­gan­ça de uma Mulher”, de Rita Aze­ve­do Gomes, uma adap­ta­ção livre do con­to homó­ni­mo, in “Les Dia­bo­li­ques” um dos mais famo­sos con­tos do fran­cês Bar­bey D’Aurevilly. Esta ses­são con­ta­rá com apre­sen­ta­ção e con­ver­sa pós-ses­são, de Cata­ri­na Maia.

Na sema­na seguin­te exi­bi­mos “A Pro­mes­sa” de Antó­nio de Mace­do, base­a­do na peça tea­tral homó­ni­ma de Ber­nar­do San­ta­re­no, apre­sen­ta­do por Ricar­do Grá­cio. O Ciclo é encer­ra­do onli­ne,trans­mi­ti­do no nos­so face­bo­ok, com uma con­ver­sa entre Gui­lher­me Pom­peu, Isa Cra­vei­ro e, a mode­rar, Antó­nio Pita.

CCC 2021 MaioJunho 154CCC 2021 MaioJunho 170mimesis logo 01

O mês de junho inau­gu­ra ain­da um ciclo que terá vári­os momen­tos ao lon­go do ano, con­cre­ta­men­te o ciclo “Cara­va­nas de Ima­gens: Cine­ma e Pro­pa­gan­da Polí­ti­ca” em que exi­bi­re­mos, a 10 de Junho às 20:30, o fil­me de Rui SimõesBom Povo Por­tu­guês”. Este fil­me pro­cu­ra tra­çar a His­tó­ria entre o 25 de Abril de 1974 e 25 de Novem­bro de 1975, tal como ela foi sen­ti­da pela equi­pa que, ao lon­go des­te pro­ces­so, foi ao mes­mo tem­po espec­ta­dor, actor, par­ti­ci­pan­te, mas que, sobre­tu­do, se encon­tra­va total­men­te com­pro­me­ti­da com o pro­ces­so revo­lu­ci­o­ná­rio em curso.

Em junho rei­te­ra­mos a impor­tân­cia de esti­mu­lar hábi­tos de usu­fru­to cul­tu­ral jun­to dos mais peque­nos, bem como de momen­tos em famí­lia. No ter­cei­ro sába­do do mês, 19 de Junho às 10:45, exi­bi­mos “Capi­tão Den­tes de Sabre e o Dia­man­te Mági­co”, uma aven­tu­ra com mui­ta emo­ção, em que são as cri­an­ças quem con­vi­dam os seus pais a vir ao cine­ma. Entra­da Livre para até 2 acom­pa­nhan­tes por criança.

CCC 2021 MaioJunho 166CCC 2021 MaioJunho pagina2

Há pou­cas sema­nas tive­mos o pra­zer de apre­sen­tar a casa ao Cine­Ten­di­nha. Daí resul­ta­ram algu­mas pis­tas adi­ci­o­nais sobre o que ver duran­te junho. Bilhe­tes, Horá­ri­os, Pre­çá­rio em www.caminhos.info/casa. A todos os cine­as­tas lem­bra­mos que as ins­cri­ções para a XXVII edi­ção con­ti­nu­am aber­tas até 15 de setembro.

K4Fs9MQScreenshot 2021 06 02 at 01 41 07