DocLisboa celebra 20 anos com muitas estreias

A con­fe­rên­cia de impren­sa de apre­sen­ta­ção do pro­gra­ma da 20ª edi­ção do Fes­ti­val Inter­na­ci­o­nal de Cine­ma abriu com uma notí­cia tris­te, o fale­ci­men­to Jean-Luc Godard. Lamen­tan­do esta per­da para o Cine­ma mun­di­al, a dire­ção do fes­ti­val  garan­tiu que o even­to será dedi­ca­do ao cine­as­ta fran­co-suí­ço. Da pro­gra­ma­ção ini­ci­al já cons­ta­va o docu­men­tá­rio “Godard Cine­ma”, de Cyril Leuthy, que será exi­bi­do na sec­ção “Heart Beat”, onde Godard fala das suas expe­ri­ên­ci­as e vivências. 

O docu­men­tá­rio “Ter­mi­nal Nor­te?, da argen­ti­na Lucre­cia Mar­tel, gra­va­do duran­te a pan­de­mia, foi esco­lhi­do para aber­tu­ra do even­to jun­ta­men­te com um ato musi­cal inter­pre­ta­do pela can­to­ra-com­po­si­to­ra Lula Pena.

Em par­ce­ria com a Cine­ma­te­ca Por­tu­gue­sa, foram pre­pa­ra­das duas retros­pe­ti­vas: uma sobre Car­los Rei­chen­ba­ch, que refle­te 5 déca­das de car­rei­ra des­te cine­as­ta bra­si­lei­ro do movi­men­to Cine­ma Mar­gi­nal. “É con­si­de­ra­do de cul­to no Bra­sil e pen­so que, devi­da­men­te conhe­ci­do, pode tor­nar-se o mes­mo em Portugal?, […] 

fon­te: DocLis­boa cele­bra 20 anos com mui­tas estreias