Filmes portugueses no Festival de Cinema de Berlim

João Cani­jo é o rea­li­za­dor por­tu­guês em des­ta­que na pró­xi­ma edi­ção do Ber­li­nal­le — Fes­ti­val de Cine­ma de Ber­lim. A sua obra “Mal Viver? foi esco­lhi­da para a com­pe­ti­ção prin­ci­pal e “Viver Mal?, para a Com­pe­ti­ção Encounters.

Roda­do num hotel do nor­te de Por­tu­gal — o Hotel Par­que do Rio, em Ofir — “Mal Viver? retra­ta a vida de cin­co mulhe­res, da mes­ma famí­lia, dila­ce­ra­da pelo res­sen­ti­men­to e ran­cor, cuja che­ga­da ines­pe­ra­da de uma neta vai aba­lar em ape­nas um fim de semana.

Para­le­la­men­te, de acor­do com a sinop­se divul­ga­da pela Midas Fil­mes, “Viver Mal?, esco­lhi­do para a sec­ção Encoun­ters — cen­tra-se em três gru­pos de hós­pe­des do hotel: “um casal à bei­ra da sepa­ra­ção, uma mãe que enco­ra­ja o casa­men­to da filha, para poder man­ter uma rela­ção clan­des­ti­na com o seu mari­do e outra mãe que impe­de a filha de ser feliz, ao pro­je­tar-se nela e assim anu­lar a sua vida?. His­tó­ri­as que “são o espe­lho, o nega­ti­vo, do pri­mei­ro fil­me?. Ambas as pro­du­ções con­tam com ato­res reco­nhe­ci­dos como Anabela […] 

fon­te: Fil­mes por­tu­gue­ses no Fes­ti­val de Cine­ma de Berlim