Yoon” com Sessão Especial na Casa do Cinema de Coimbra

Yoon”, um road­mo­vie de Pedro Figuei­re­do Neto e Ricar­do Fal­cão, pre­mi­a­do no Doclis­boa e no Fes­ti­val de Docu­men­tá­rio de Jih­la­va, na Repú­bli­ca Che­ca, é exi­bi­do no pró­xi­mo sába­do, 20 maio, pelas 18:10, na Casa do Cine­ma de Coim­bra. Será uma Ses­são Espe­ci­al com a pre­sen­ça do rea­li­za­dor Ricar­do Fal­cão em con­ver­sa com o Pro­fes­sor Gon­ça­lo D. San­tos, antro­pó­lo­go e inves­ti­ga­dor no Cen­tro de Inves­ti­ga­ção em Antro­po­lo­gia e Saú­de da Uni­ver­si­da­de de Coimbra.

Yoon” retra­ta a via­gem cir­cu­lar e recor­ren­te de Mbaye Sow, entre Por­tu­gal e o Sene­gal, num anti­go Peu­ge­ot 504. Por cami­nhos reple­tos de (des)encontros, obs­tá­cu­los e vári­os cons­tran­gi­men­tos, a arris­ca­da e soli­tá­ria via­gem para Sul de Mbaye Sow reve­la uma com­ple­xa rede de rela­ções e zonas cinzentas.

Foi con­si­de­ra­do pelo jor­nal Públi­co como o melhor títu­lo por­tu­guês a con­cur­so na edi­ção de 2021 do fes­ti­val Doclis­boa, onde rece­beu o Pré­mio Luga­res de Tra­ba­lho Segu­ros e Sau­dá­veis patro­ci­na­do pela Agên­cia Euro­peia para a Segu­ran­ça no Trabalho.

O fil­me será repos­to no dia 29 de maio, pelas 16:00, no Audi­tó­rio Sal­ga­do Zenha (Piso 0, Asso­ci­a­ção Aca­dé­mi­ca de Coim­bra). Mais infor­ma­ções em caminhos.info/casa

fon­te: “Yoon” com Ses­são Espe­ci­al na Casa do Cine­ma de Coimbra