Alma Viva eleito o Melhor Filme nos Prémios Sophia 2023

Pro­du­zi­do por Pedro Bor­ges, da Midas Fil­me, “Alma Viva?, da rea­li­za­do­ra luso-fran­ce­sa Cristè­le Alves Mei­ra, foi o fil­me mais pre­mi­a­do des­ta edi­ção, com 6 galar­dões atri­buí­dos pela Aca­de­mia Por­tu­gue­sa de Cine­ma: Melhor Fil­me, Melhor Argu­men­to Ori­gi­nal, Melhor Atriz, Melhor Atriz Secun­dá­ria, Melhor Dire­çao de Foto­gra­fia (Rui Poças) e Melho­res Efei­tos Especiais/Caracterização. Lua Michel, a pro­ta­go­nis­ta, tor­nou-se na mais jovem atriz a ven­cer o pré­mio de Melhor Atriz Prin­ci­pal e Ana Padrão rece­beu a esta­tu­e­ta de Melhor Atriz Secun­dá­ria pela pres­ta­ção no mes­mo filme.

O pré­mio de Melhor Rea­li­za­ção foi atri­buí­do a Tia­go Gue­des pelo fil­me “Res­tos de Ven­to?, pelo qual Alba­no Jeró­ni­mo e Nuno Lopes foram reco­nhe­ci­dos com as dis­tin­ções de Melhor Ator Prin­ci­pal e Melhor Ator Secun­dá­rio, respetivamente.

Um Fil­me em For­ma de Assim? arre­ca­dou três Sophia nes­ta noi­te de domin­go, con­cre­ta­men­te para as cate­go­ri­as de Melhor Dire­ção de Arte a Cláu­dia Lopes Cos­ta, Melhor Som a Fran­cis­co Veloso […] 

fon­te: Alma Viva elei­to o Melhor Fil­me nos Pré­mi­os Sophia 2023