8º episódio do Observatório de Cinema: 14 a 21 de outubro

Na aber­tu­ra do Clo­se Up, no Tea­tro Nar­ci­so Fer­rei­ra, em Riba de Ave, será exi­bi­da a cur­ta-metra­gem res­tau­ra­da “Um tesoi­ro? (1958), de Antó­nio Cam­pos, musi­ca­da pelos Séti­ma Legião. No encer­ra­men­to será exi­bi­da a lon­ga-metra­gem “A Sibi­la?, uma adap­ta­ção do roman­ce de Agus­ti­na Bes­sa-Luís, assi­na­da por Edu­ar­do Bri­to. 
Em ano de cele­bra­ção do cen­te­ná­rio do cine­ma de ani­ma­ção por­tu­guês, a orga­ni­za­ção pre­pa­rou uma retros­pe­ti­va da obra de Regi­na Pes­soa, que tam­bém dará uma mas­ter­class. As vozes das His­tó­ri­as do Cine­ma esco­lhi­das foram John Cas­sa­ve­tes e Glau­ber Rocha. 
Na sec­ção “His­tó­ri­as do Cine­ma? esta­rão em des­ta­que o rea­li­za­dor nor­te-ame­ri­ca­no John Cas­sa­ve­tes e o bra­si­lei­ro Glau­ber Rocha.
 Numa nova sec­ção, que ques­ti­o­na a natu­re­za de cer­tos obje­tos cine­ma­to­grá­fi­cos, e sua a rela­ção com espec­ta­dor, ape­li­da­da de “Isto Não É Um Fil­me?? estão pro­pos­tas de Yuri Anca­ra­ni e Jafar Panahi. O pro­gra­ma para Famí­li­as, que jun­ta a “Ele­men­tal?, a últi­ma aven­tu­ra da Pixar, […] 

fon­te: 8º epi­só­dio do Obser­va­tó­rio de Cine­ma: 14 a 21 de outubro