Coprodução portuguesa nomeada para Prémios César

Inter­di­to a Cães e Ita­li­a­nos?,  ins­pi­ra-se na his­tó­ria do avô do argu­men­tis­ta e rea­li­za­dor Alain Ughet­to que, peran­te as difi­cul­da­des vivi­das no iní­cio do sécu­lo XX, em Itá­lia, par­tiu da sua aldeia, no Nor­te do país, e atra­ves­sou os Alpes com a famí­lia à pro­cu­ra de uma vida melhor em Fran­ça. 
Esta lon­ga-metra­gem de ani­ma­ção, pro­du­zi­da em stop moti­on, com ani­ma­ção de volu­mes, resul­ta de uma copro­du­ção com a Oci­den­tal Fil­mes e outras oito pro­du­to­ras de Fran­ça, Itá­lia, Suí­ça, Bél­gi­ca, nome­a­da­men­te Les Films Du Tam­bour De Soie, Vive­ment Lun­di!, Foli­as­co­pe, Lux Fugit Film, Graf­fi­ti Film e Nadasdy Film.
Já ganhou vári­os galar­dões em fes­ti­vais naci­o­nais e inter­na­ci­o­nais, entre eles,  o Pré­mio do júri do Fes­ti­val Inter­na­ci­o­nal du Film d’animation d’Annecy e o Melhor Fil­me de Ani­ma­ção da Euro­pe­an Film Aca­demy. 
A Aca­de­mia Fran­ce­sa reve­lou a sua nome­a­ção para os pré­mi­os de cine­ma César 2024, na cate­go­ria de Melhor Fil­me de Ani­ma­ção, no […] 

fon­te: Copro­du­ção por­tu­gue­sa nome­a­da para Pré­mi­os César