Cinema português em festival sueco

A mai­o­ria dos fil­mes sele­ci­o­na­dos figu­ra no pro­gra­ma “Voya­ge?. Entre eles, des­ta­ca-se “Légua?, uma fic­ção coas­si­na­da por Fili­pa Reis e João Mil­ler Guer­ra, pro­ta­go­ni­za­do pela atriz Car­la Maci­el, que con­tra­ce­na com a atriz não pro­fis­si­o­nal Fáti­ma Soa­res.
“A Flor do Buri­ti? da dupla Renée Nader Mes­so­ra e João Sala­vi­za, que já pre­mi­a­do em fes­ti­vais, nome­a­da­men­te Can­nes em 2023, é outra das obras em cartaz.

Em Gotem­bur­go será tam­bém mos­tra­do o fil­me “O Cor­no do Cen­teio?, da espa­nho­la Jai­o­ne Cam­bor­da, com copro­du­ção por­tu­gue­sa de Rodri­go Arei­as — Ban­do à Par­te, pre­mi­a­do em 2023 no fes­ti­val San Sebas­ti­an (Espa­nha). O fil­me segue María, uma mulher que vive da apa­nha do maris­co e é par­tei­ra, que se vê obri­ga­da a sair do país, trans­pon­do a fron­tei­ra para Por­tu­gal atra­vés de uma rota de con­tra­ban­do.
O fes­ti­val esco­lheu ain­da duas obras com copro­du­ção mino­ri­tá­ria pela Rosa Fil­mes: “Essen­ti­al Truths of the Lake?, do cine­as­ta fili­pi­no Lav Diaz, e “Eure­ka?, […]

fon­te: Cine­ma por­tu­guês em fes­ti­val sueco