IndieJúnior 2024 dedicado à Liberdade

Nes­ta edi­ção, o fes­ti­val inter­na­ci­o­nal de cine­ma infan­til e juve­nil vai lan­çar um “deba­te alar­ga­do, den­tro e fora das salas, sobre o lugar da demo­cra­cia, a sua cons­tru­ção e a exe­cu­ção do pro­je­to de Abril no Por­tu­gal de hoje?, expli­cou a orga­ni­za­ção, em comunicado.

Além des­te posi­ci­o­na­men­to no pre­sen­te, o Indi­e­Jú­ni­or ? que vai acon­te­cer em vári­os espa­ços da cida­de, des­de o Bata­lha à Casa das Artes pas­san­do pelo Coli­seu, pela Bibli­o­te­ca Almei­da Gar­rett e pelo Museu de Soa­res dos Reis — fará uma revi­si­ta­ção dos acon­te­ci­men­tos que envol­ve­ram aque­la que ficou para a His­tó­ria como a Revo­lu­ção dos Cravos.

Assim, no que ao cine­ma diz res­pei­to, a orga­ni­za­ção des­ta­ca três ses­sões de cur­tas-metra­gens e uma lon­ga-metra­gem, nas quais se explo­ra a ideia de liber­da­de, num sen­ti­do amplo.

É o caso do fil­me “O Casa­co Rosa?, de Móni­ca San­tos, uma cur­ta-metra­gem de ani­ma­ção sobre Rosa Casa­co, agen­te da PIDE que che­fi­ou a bri­ga­da res­pon­sá­vel pelo assas­si­na­to do “gene­ral sem medo?, […] 

fon­te: Indi­e­Jú­ni­or 2024 dedi­ca­do à Liberdade