Fundo Europeu de Solidariedade para os Filmes Ucranianos 2024

O Fun­do Euro­peu de Soli­da­ri­e­da­de para os Fil­mes Ucra­ni­a­nos (ESFUF) foi lan­ça­da ini­ci­al­men­te em feve­rei­ro de 2023, com o obje­ti­vo pres­tar apoio finan­cei­ro aos cine­as­tas ucra­ni­a­nos em con­tex­to de guer­ra e fomen­tar as copro­du­ções e exe­cu­ta-se atra­vés da cola­bo­ra­ção e con­tri­bui­ções finan­cei­ras de minis­té­ri­os euro­peus, fun­dos naci­o­nais de cine­ma (como o ICA), a Euro­pe­an Asso­ci­a­ti­on of Nati­o­nal Film Agen­ci­es e alguns dos seus mem­bros. Duran­te este ano foram apoi­a­dos 29 pro­je­tos.
A par­ce­ria reno­vou-se esta sema­na no Fes­ti­val de Ber­lim e onde foi comu­ni­ca­do a inte­gra­ção de mais qua­tro mem­bros con­tri­buin­tes: Bul­gá­ria, Hun­gria, Espa­nha e Letó­nia.
As duas calls ago­ra aber­tas tem como pro­pó­si­to o apoio a lon­gas-metra­gens de fic­ção, docu­men­tá­rio e fic­ção rea­li­za­das por um cine­as­ta ucra­ni­a­no em copro­du­ção com os paí­ses con­tri­buin­tes do ESFUF (Por­tu­gal, Bél­gi­ca, Bul­gá­ria, Croá­cia, Dina­mar­ca, Estó­nia, Fran­ça, Ale­ma­nha, Gré­cia, Hun­gria, Irlan­da, Itá­lia, Letó­nia, Lituâ­nia, Luxemburgo, […] 

fon­te: Fun­do Euro­peu de Soli­da­ri­e­da­de para os Fil­mes Ucra­ni­a­nos 2024