Mostra de Cinema Inquieto

the filmmakers house 1

A Mos­tra de Cine­ma Inqui­e­to sur­ge da neces­si­da­de de cele­brar os 50 anos do 25 de Abril e de evo­car o (tão esque­ci­do) direi­to à cul­tu­ra, apre­sen­tan­do um pro­gra­ma des­cen­tra­li­za­do que pre­ten­de levar cine­ma a luga­res que este não habi­ta. A pro­pos­ta é inqui­e­tar o espec­ta­dor, com his­tó­ri­as, per­so­na­gens e lin­gua­gens que colo­cam em ques­tão o mun­do tal como o conhecemos.

2604

2020 — Bra­sil, Por­tu­gal — 123′ — M/12

Uma casa está em cha­mas. Todas as casas.
Uma via­gem resul­ta em vári­as via­gens e essa é sem regres­so. Mui­tas mulhe­res falam. Con­tam suas his­tó­ri­as. A per­da, a mor­te e a luta por ser, ao lado dos outros.

Trai­ler

2804 1

2018 — Ale­ma­nha, Itá­lia, Suí­ça — 128′ — M/12

Esta é a his­tó­ria do encon­tro impro­vá­vel entre Láza­ro, um jovem cam­po­nês cuja gen­ti­le­za é fre­quen­te­men­te apro­vei­ta­da mali­ci­o­sa­men­te, e Tan­cre­di, filho da ter­rí­vel pro­pri­e­tá­ria das ter­ras em que Láza­ro e a sua famí­lia tra­ba­lham. A vida na iso­la­da aldeia de Invi­o­la­ta é domi­na­da pela Mar­che­sa Alfon­si­na de Luna, a rai­nha dos cigar­ros. Revol­ta­do con­tra a sua mãe, Tan­cre­di pede a Láza­ro que o aju­de a fin­gir o seu pró­prio rap­to, selan­do-se assim um vín­cu­lo entre os dois. Esta estra­nha ali­an­ça é per­ce­bi­da por Láza­ro como uma ver­da­dei­ra ami­za­de, tão pode­ro­sa que even­tu­al­men­te lhe per­mi­ti­rá via­jar no tem­po em bus­ca de Tan­cre­di. Deam­bu­lan­do pela pri­mei­ra vez as ruas cita­di­nas, Láza­ro afi­gu­ra-se um frag­men­to do pas­sa­do per­di­do no mun­do moderno.

Trai­ler

0205

2020 — Rei­no Uni­do — 75′ — M/12

Em res­pos­ta à pres­são da indús­tria cine­ma­to­grá­fi­ca, Marc abre as por­tas da sua pró­pria casa a dife­ren­tes pes­so­as, aos seus cos­tu­mes e suas sin­gu­la­ri­da­des, refle­tin­do sobre a noção de fron­tei­ra e hospitalidade.

Trai­ler

0605

2019 — Fran­ça, Pales­ti­na, Tur­quia, Ale­ma­nha — 102′ — M/12

Elia Sulei­man, rea­li­za­dor e pro­ta­go­nis­ta des­ta his­tó­ria, dei­xa a Pales­ti­na e aven­tu­ra-se pelo mun­do, cer­to da neces­si­da­de de uma mudan­ça na sua vida. Con­tu­do, por mais dis­tan­te que este­ja da sua ter­ra natal, a ver­da­de é que pare­ce que tudo faz ques­tão de lhe lem­brar de onde vem: a polí­cia, os agen­tes de con­tro­lo de fron­tei­ras, as vári­as mani­fes­ta­ções de racis­mo ou os olha­res de estra­nhe­za que des­per­ta nos outros. Ape­sar dos cons­tan­tes esfor­ços em dei­xar para trás o pas­sa­do e ini­ci­ar uma nova vida, nada pare­ce resul­tar, uma vez que tudo o reme­te para as suas origens.

Trai­ler

É uma ini­ci­a­ti­va do Cen­tro de Estu­dos Cine­ma­to­grá­fi­cos, com o apoio da Asso­ci­a­ção Aca­dé­mi­ca de Coim­bra, e em cola­bo­ra­ção com a Lúcia-Lima Asso­ci­a­ção Cul­tu­ral, CITEC — Cen­tro de Ini­ci­a­ção Tea­tral Esther de Car­va­lho e os Cami­nhos do Cine­ma Português.

Bilhe­tes dis­po­ní­veis na bilhe­tei­ras locais.