Sessão dos Caminhos privilegia problemáticas e temas familiares

31166581217 448f2785e6 oO final de tar­de do dia 27 de novem­bro no Tea­tro Aca­dé­mi­co Gil Vicen­te (TAGV) ficou mar­ca­do por três cur­tas metra­gens envol­ven­tes e dig­nas de emo­ci­o­nar qual­quer um e uma lon­ga metra­gem reple­ta de sus­pen­se e mis­té­rio, con­tan­do com duas estrei­as naci­o­nais nes­ta sessão.

Por­que este é o meu ofí­cio” de Pau­lo Mon­tei­ro, “Cali­fór­nia” de Nuno Bal­ta­zar e “Pró­di­go” de João Lou­ren­ço, apre­sen­ta­das res­pe­ti­va­men­te, abor­da­ram pro­ble­má­ti­cas soci­ais de for­ma cri­a­ti­va e autên­ti­ca. Pau­lo Mon­tei­ro esco­lheu uma for­ma alter­na­ti­va que fugiu ao tra­di­ci­o­nal. “Num encon­tro de gera­ções de uma famí­lia”, o rea­li­za­dor con­fes­sa que “mudou a for­ma” como vê e pen­sa o cinema.

Pró­di­go” foi uma das estrei­as da ses­são que emo­ci­o­nou os seus espe­ta­do­res. O com­pa­nhei­ris­mo entre pai e filho repre­sen­ta­dos de for­ma úni­ca e sur­pre­en­den­te cati­va­ram quem esta­va na plateia.

Os dois irmãos”, a segun­da estreia da noi­te, de Fran­cis­co Man­so, foi a úni­ca lon­ga metra­gem da ses­são e cap­tou por com­ple­to a aten­ção do públi­co. O dra­ma fami­li­ar cen­tra­do em Cabo Ver­de abor­da uma rea­li­da­de cul­tu­ral dis­cre­pan­te à do mun­do oci­den­tal. Flá­vio Hamil­ton, ator prin­ci­pal da obra cine­ma­to­grá­fi­ca, afir­ma que “naque­la altu­ra e loca­li­da­de, con­si­de­ran­do o con­tex­to e a rela­ção de paren­tes­co”, o enre­do da his­tó­ria encon­tra-se adaptado.

José Maze­da, pro­du­tor da obra cine­ma­to­grá­fi­ca, con­fes­sou em res­pos­ta às per­gun­tas do públi­co que o fil­me “era mais cabo-ver­di­a­no do que por­tu­guês”. Com uma equi­pa cons­ti­tuí­da ape­nas com 12 ele­men­tos lusi­ta­nos e uma roda­gem com­ple­ta em Cabo Ver­de, quis apos­tar numa apro­xi­ma­ção com os ato­res locais. Flá­vio Hamil­ton con­fi­den­cia já ter par­ti­ci­pa­do na ver­são tea­tral da his­tó­ria como advo­ga­do do Minis­té­rio Públi­co. “Fui des­pro­mo­vi­do”, afir­ma, des­per­tan­do risos na plateia.

Ana Lage

Sai­ba mais na seguin­te liga­ção: Ses­são dos Cami­nhos pri­vi­le­gia pro­ble­má­ti­cas e temas fami­li­a­res.