Selecção Outros Olhares (2019)

A úni­ca coi­sa ver­da­dei­ra é a memó­ria. A memó­ria é uma inven­ção, no cine­ma a câma­ra pode fixar um momen­to, mas esse momen­to já pas­sou, no fun­do o que ele tra­ça é um fan­tas­ma des­se momen­to e já não temos a cer­te­za se esse momen­to exis­tiu fora da pelí­cu­la. Ou a pelí­cu­la é uma garan­tia da exis­tên­cia des­se momen­to?”
É com estas pala­vras que o deca­no dos rea­li­za­do­res por­tu­gue­ses de então, Mano­el de Oli­vei­ra irrom­pe no fil­me de 1994 Lis­bon Story de Wim Wen­ders. A ques­tão da memó­ria e a sua rela­ção com o cine­ma é uma ques­tão essen­ci­al para com­pre­en­der as bases onde o cine­ma docu­men­tal acen­ta. Quan­do Niép­ce cap­tou a que hoje con­si­de­ra­mos a pri­mei­ra foto­gra­fia da his­tó­ria por vol­ta de 1826 e mais tar­de os irmãos Lumiè­re em 1895 ao pro­du­zi­rem pela pri­mei­ra vez a ima­gem em movi­men­to teri­am eles noção do impac­to em que teri­am para a huma­ni­da­de e para a noção des­ta de memó­ria?

Pode­mos con­si­de­rar o sécu­lo XX como o sécu­lo mais bem conhe­ci­do pelos his­to­ri­a­do­res, não ape­nas pelo fac­to de ser o mais pró­xi­mo de nós, mas de igual modo pela exis­tên­cia da recen­te foto­gra­fia e do cine­ma, mei­os que davam os pri­mei­ros pas­sos e ten­ta­vam encon­trar o seu espa­ço den­tro do meio artís­ti­co mas que porém já se mos­tra­vam de gran­de impor­tân­cia no cap­tar da rea­li­da­de. Pela pri­mei­ra vez, gera­ções pode­ri­am ver os seus ante­pas­sa­dos como exac­ta­men­te eram, pela pri­mei­ra vez estas mes­mas pode­ri­am con­ge­lar as suas pró­pri­as memó­ri­as com o boom das câme­ras des­car­tá­veis e dos fil­mes casei­ros.

No seu últi­mo fil­me, Agnès Var­da afir­ma que o cine­ma não con­ge­la o pre­sen­te, mas acompanha‑o. Atra­vés do cine­ma pode­mos obser­var de per­to as mudan­ças polí­ti­cas, eco­nó­mi­cas e soci­ais do mun­do no espa­ço tem­po­ral de mais de 100 anos estan­do este sem­pre lado a lado quan­do essas mes­mas mudan­ças ocor­ri­am. Pode­mos absor­ver as mudan­ças do espa­ço cita­di­no com a revo­lu­ção indus­tri­al com a Saí­da do Pes­so­al Ope­rá­rio da Fábri­ca Con­fi­an­ça de Auré­lio Paz dos Reis, como o gri­to de liber­da­de de vári­as gera­ções por­tu­gue­sas espe­ran­ço­sas em As Armas e o Povo, docu­men­tá­rio auto­ral de nomes impor­tan­tes no cine­ma docu­men­tá­rio como Glau­ber Rocha ou Fer­nan­do Lopes.

2019. Que momen­tos esta­rá o cine­ma a acom­pa­nhar? Este ano em Outros Olha­res acom­pa­nha­mos a mul­ti­cul­tu­ra­li­da­de do nos­so país, o con­fron­to entre uma gera­ção de novas idei­as e de uma gera­ção mar­ca­da pela tra­di­ção. Acom­pa­nha­mos um país a res­sur­gir de uma cri­se eco­nó­mi­ca e polí­ti­ca porém ain­da a sofrer com alguns resul­ta­dos des­ta mes­ma. Acom­pa­nha­mos uma cres­cen­te pre­o­cu­pa­ção ambi­en­tal como de igual modo acom­pa­nha­mos o pró­prio cine­ma.

Mar­ce­lo Ven­tu­ra

Títu­loRea­li­za­dorCate­go­riaDura­ção
(Im)Permanência do Ges­toManu­el Bote­lhodocu­men­tá­rio0:26:00
À TonaFili­pe Abran­chesAni­ma­ção0:10:55
A Vol­ta ao Mun­do Quan­do Tinhas 30 AnosAya Koretzkydocu­men­tá­rio1:56:00
Actos de Cine­maJor­ge Cra­mezdocu­men­tá­rio1:56:00
Bati­da de Lis­boaRita Maia, Vas­co Via­nadocu­men­tá­rio1:16:00
Decli­veEdu­ar­do Bri­toFic­ção0:07:00
Des­pis­teFran­cis­co Noro­nhadocu­men­tá­rio0:28:00
Disas­ter Zone (for A. T.)Jeró­ni­mo Rochaexpe­ri­men­tal00:11:20
Estas Mãos São MinhasAndré Miguel Fer­rei­radocu­men­tá­rio0:08:00
Ex-Venus in FursJoão Mar­ti­nhodocu­men­tá­rio0:16:11
Fade Into NothingRita Lino, Pedro Maia, Pau­lo Fur­ta­doexpe­ri­men­tal1:10:19
Infân­cia, Ado­les­cên­cia, Juven­tu­deRúben Gon­çal­vesdocu­men­tá­rio1:36:01
Lusi­ta­no Clu­be 111 anos e 10 diasRicar­do Reis e Nuno Ger­vá­siodocu­men­tá­rio0:40:00
Mys­te­ri­es of the WildRui Vei­gaAni­ma­ção0:10:34
Náu­fra­gosPedro Nevesdocu­men­tá­rio0:13:30
O Cami­nho de CasaArlin­do Hor­tadocu­men­tá­rio1:58:00
Six Por­traits of PainTere­sa Vil­la­ver­deexpe­ri­men­tal0:25:30
Sol NegroMau­re­en Fazen­dei­roexpe­ri­men­tal0:07:00
Um Rama­dão em Lis­boavári­osdocu­men­tá­rio1:08:20
Vadio – Não Sou Poe­taSte­fan Lech­nerdocu­men­tá­rio1:36:05

Sai­ba mais na seguin­te liga­ção: Selec­ção Outros Olha­res (2019).