Tio Tomás e a Contabilidade dos Dias” entra nas short lists dos Óscares

Cinema Portugus

O filme portugus passou na primeira triagem da Academia, na categoria de melhor curta de animao.

“Tio Tomás e a Contabilidade dos Dias”, da portuguesa Regina Pessoa, faz parte da short list de títulos que vão disputar um lugar entre os nomeados para os próximos Óscares na categoria de melhor curta de animação. A homenagem da realizadora ao seu tio, criada a partir de memórias afectivas e visuais da infância, passa a constar de uma lista de apenas 10 filmes, reduzida dos 92 iniciais.

A aca­de­mia nor­te-ame­ri­ca­na reve­lou segun­da-fei­ra os fina­lis­tas em nove cate­go­ri­as: Lon­ga-metra­gem docu­men­tal, cur­ta-metra­gem docu­men­tal, lon­ga-metra­gem inter­na­ci­o­nal, maqui­lha­gem e cabe­lo, ban­da sono­ra ori­gi­nal, can­ção ori­gi­nal, cur­ta-metra­gem de ani­ma­ção, cur­ta-metra­gem em ação real e efei­tos visuais. 

Sub­me­ti­do pela aca­de­mia por­tu­gue­sa, “A Her­da­de”, de Tia­go Gue­des, ficou fora da lis­ta de dez fina­lis­tas que vão com­pe­tir pelo Oscar de melhor fil­me inter­na­ci­o­nal de que fazem parte: 

“The Pain­ted Bird” (Repú­bli­ca Checa)

“Truth and Jus­ti­ce” (Estó­nia)

“Les Misé­ra­bles” (Fran­ça)

“Tho­se Who Remai­ned” (Hun­gria)

“Honey­land” (Mace­dó­nia)

“Cor­pus Chris­ti” (Poló­nia)

“Bean­po­le” (Rús­sia)

“Atlan­tics” (Sene­gal)

“Para­si­tas” (Coreia do Sul)

“Dor e Gló­ria” (Espa­nha)

Os nome­a­dos da 92ª edi­ção dos Ósca­res serão conhe­ci­dos a 13 de janei­ro 2020 e a gala de entre­ga dos pré­mi­os terá lugar a 9 de fevereiro. 

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Portugus

Fon­te.