UTOPIAUK Portuguese Film Festival — conheça o premiado

O MENINO E O OVO ven­ce a pri­mei­ra edi­ção do pré­mio Noé­mia Del­ga­do do UTOPIAUK Por­tu­gue­se Film Fes­ti­val. A cur­ta metra­gem, de Juli­a­na Capi­lé, estu­dan­te na Aca­de­mia Inter­na­ci­o­nal de Cine­ma do Bra­sil, foi uma das oito fina­lis­tas sele­ci­o­na­das entre cer­ca 100 candidaturas. 

O pré­mio foi atri­buí­do por um con­jun­to de jura­dos de reno­me, sen­do eles os por­tu­gue­ses Mar­ga­ri­da Gil, Leo­nor Noi­vo e Rui Simões, o moçam­bi­ca­no Licí­nio Aze­ve­do e as bra­si­lei­ras Adri­a­na Dutra, Pau­la Bar­re­to e Vivi­a­ne Ferreira. 

O Fes­ti­val cri­ou, na sua 11ª edi­ção, esta com­pe­ti­ção de cur­tas metra­gens des­ti­na­da a estu­dan­tes de cine­ma de paí­ses da CPLP, pres­tan­do assim o seu con­tri­bu­to na cri­a­ção e sus­ten­ta­ção de um diá­lo­go inter­na­ci­o­nal entre os pro­fis­si­o­nais lusó­fo­nos mais jovens que tra­ba­lham com ima­gem em movimento. 

Nes­ta edi­ção, que foi onli­ne e gra­tui­ta, o UTOPIA mos­trou 42 fil­mes, 8 lon­gas e 33 cur­tas, e pro­mo­veu 13 con­ver­sas. Gra­ças a este for­ma­to digi­tal, o Fes­ti­val che­gou a 59 paí­ses, cri­an­do uma audi­ên­cia ver­da­dei­ra­men­te uni­ver­sal para a cul­tu­ra em português. 

Todas as con­ver­sas, que decor­re­ram ao lon­go des­ta edi­ção, estão dis­po­ní­veis na pági­na de Face­bo­ok do Festival.

Fon­te.