O Casarão” em antestreia no Festival Caminhos

O Casarao Still 1 720x405 1
O Casarao Still 1

Fil­me de Fili­pe Araú­jo exi­bi­do pela pri­mei­ra vez esta quar­ta-fei­ra à noi­te na Casa do Cine­ma de Coim­bra, com a pre­sen­ça do rea­li­za­dor e do protagonista

A antes­treia de “O Casa­rão”, de Fili­pe Araú­jo, mar­ca o dia do Fes­ti­val Cami­nhos do Cine­ma Por­tu­guês, a 10 de novem­bro. O rea­li­za­dor e o pro­ta­go­nis­ta, Antó­nio Oli­vei­ra, esta­rão pre­sen­tes na Casa do Cine­ma de Coim­bra, no Cen­tro Comer­ci­al Ave­ni­da. Num dia em que Mari­el­le Fran­co, Fer­nan­do Pes­soa e os direi­tos LGBT estão tam­bém em exibição.

O Casa­rão” recor­da o Semi­ná­rio Domi­ni­ca­no da Aldeia Nova, em Ourém, que em tem­pos foi um pólo cul­tu­ral e soci­al do con­ce­lho e que, atu­al­men­te, está em ruí­nas. ““Não raras vezes, para me ador­me­cer, o meu pai efa­bu­la­va a par­tir de his­tó­ri­as reais do seu pas­sa­do. De todas, a mais enig­má­ti­ca, tinha como cená­rio um ter­ri­tó­rio povo­a­do por miú­dos e homens de bran­co. Uma enor­me casa sem ele­tri­ci­da­de nem águas cor­ren­tes, enta­la­da num vale rode­a­do de flo­res­tas. Foi depois da sua mor­te que uma inex­pli­cá­vel pul­são me con­du­ziu até esse lugar”, con­ta o realizador.

Duran­te a tar­de, na sec­ção Fil­mes da Luso­fo­nia, três pelí­cu­las bra­si­lei­ras. “Elle”, de Lili­a­ne Mut­ti e Dani­e­la Rama­lho, mos­tra a via­gem dos pais de Mari­el­le Fran­co a Paris, para assis­tir à inau­gu­ra­ção do jar­dim com o nome da filha. “Acon­che­go da tua Mãe”, de Adam Golub, apre­sen­ta a luta de uma ati­vis­ta trans para con­se­guir uma casa de aco­lhi­men­to para a sua comunidade.

Em Fil­mes do Mun­do, “Myth & Music” acom­pa­nha o pro­je­to de André Luiz Oli­vei­ra, que duran­te 30 anos gra­vou 44 can­ções de cada poe­ma do livro “Men­sa­gem”, de Fer­nan­do Pessoa.

Programação de 10 de novembro

Caminhos Juniores (10:30)

Filmes da Lusofonia (15:00)

Ras­ga Mor­ta­lha, de Thi­a­go Mar­tins de Melo 13’50”
Elle , de Lili­a­ne Mut­ti, Dani­e­la Rama­lho 8′
Acon­che­go da tua Mãe, de Adam Golub 79′

Filmes do Mundo (17:30)

The Sten­ch., de Won Jang 20′
Myth & Music – Mes­sa­ge from Fer­nan­do Pes­soa, de Rama de Oli­vei­ra 94‘

Outros Olhares (21:45)

Um Quar­to na Cida­de, de João Pedro Rodri­gues, João Rui Guer­ra da Mata 5’17”
No, in my Room, de Luís Aze­ve­do 8’54”
We Won’t For­get, de Lucas Elli­ot Eberl, Edgar Morais 13’45”
Meio Ano-Luz, de Leo­nar­do Mou­ra­ma­teus 18’55”
O Casa­rão, de Fili­pe Araú­jo 72’55”

fon­te: “O Casa­rão” em antes­treia no Fes­ti­val Caminhos