Júri dos Caminhos abrange várias áreas culturais

34054225 1756701927700731 4767701268095303680 n 1 534x534 1
34054225 1756701927700731 4767701268095303680 n 1

Com cin­co sec­ções de jura­dos, o júri do Fes­ti­val pro­cu­ra abran­ger a diver­si­da­de das dife­ren­tes áre­as que se arti­cu­lam com o cine­ma. Des­de pro­du­to­res cul­tu­rais, crí­ti­cos, pro­fes­so­res, jor­na­lis­tas e músi­cos, bem como ele­men­tos liga­dos a outras áre­as como o Direi­to ou a Antro­po­lo­gia, pro­cu­rou obter-se uma visão diver­si­fi­ca­da dos fil­mes a ser exibidos.

Júri Cami­nhos

Com uma vari­e­da­de de pro­du­ções, a sec­ção Cami­nhos, apre­sen­ta igual­men­te um gru­po diver­so de jura­dos. A dire­to­ra de arte Joa­na Car­do­so, res­pon­sá­vel por fil­mes como “Sol­da­do Milhões”, “O homem que matou D. Qui­xo­te”, “Van­da”, entre outros; Miguel Bica, pro­du­tor cul­tu­ral e res­pon­sá­vel pelo Gera­dor, pla­ta­for­ma inde­pen­den­te de jor­na­lis­mo, cul­tu­ra e edu­ca­ção; Pau­la Cosen­za, pro­du­to­ra de cine­ma e tele­vi­são, com liga­ções à HBO, FOX, Sony Pic­tu­res e War­ner Bros.; O pro­gra­ma­dor, crí­ti­co e ensaís­ta, Ricar­do Viei­ra Lis­boa, cri­a­dor do site À pala de Walsh. A com­ple­tar o pai­nel está San­dra Oli­vei­ra, que se dedi­ca à cri­a­ção de pro­gra­mas artís­ti­cos e cul­tu­rais e é dire­to­ra artís­ti­ca do Fes­ti­val Jar­dins Efé­me­ros, em Viseu.

Júri de Impren­sa – Cision

O júri res­pon­sá­vel pelos pré­mi­os liga­dos à comu­ni­ca­ção con­ta com a pre­sen­ça de Bár­ba­ra Gon­çal­ves, jor­na­lis­ta e ana­lis­ta da Cisi­on Por­tu­gal, Cata­ri­na Maia, pro­fes­so­ra do Cur­so de Estu­dos Artís­ti­cos da Uni­ver­si­da­de de Coim­bra, tra­du­to­ra, reda­to­ra e crí­ti­ca de cine­ma na revis­ta Metró­po­lis, e João André Oli­vei­ra, radi­a­lis­ta no Domí­nio Públi­co, espa­ço cul­tu­ral da Ante­na 3. A Cisi­on é um par­cei­ro do Fes­ti­val, con­tan­do com fer­ra­men­tas e diag­nós­ti­cos essen­ci­ais para per­ce­ber o impac­to do even­to e do cine­ma por­tu­guês na sociedade.

Júri Sele­ção Cami­nhos – A Pre­vi­dên­cia Portuguesa

No con­tex­to aca­dé­mi­co, há um gru­po de jura­dos com con­tri­bui­ção no desen­vol­vi­men­to das artes visu­ais e no cam­po da cul­tu­ra: o inves­ti­ga­dor André Rui Gra­ça, docen­te con­vi­da­do nos cur­sos de Cine­ma da Uni­ver­si­da­de da Bei­ra Inte­ri­or, inves­ti­ga­dor do CEIS20 da Uni­ver­si­da­de de Coim­bra e con­sul­tor; Cláu­dia Cle­men­te, com for­ma­ção na área de Arqui­te­tu­ra, dedi­ca-se hoje à escri­ta e rea­li­za­ção; Mário Bran­qui­nho, pro­gra­ma­dor e dire­tor de fes­ti­vais de cine­ma e músi­ca e Dire­tor do Cine­E­co – Fes­ti­val Inter­na­ci­o­nal Ambi­en­tal da Ser­ra da Estre­la, um dos mais anti­gos do mun­do, já na 27ª edição.

Júri Outros Olhares

Reu­nin­do per­so­na­li­da­des nas áre­as de ensi­no, inves­ti­ga­ção, prá­ti­ca ou divul­ga­ção artís­ti­ca, encon­tra­mos como jura­dos da Outros Olha­res José Baraho­na, rea­li­za­dor e téc­ni­co de som que estu­dou em Lis­boa e Cuba e é sócio da pro­du­to­ra bra­si­lei­ra Refi­na­ria Fil­mes. Temos ain­da o músi­co Luís Pedro Madei­ra, com tra­ba­lho em fil­mes como “Esque­ce Tudo o que te Dis­se” e “Pedro e Inês”, e a inves­ti­ga­do­ra Raquel Morais, pre­sen­te no depar­ta­men­to de cine­ma do MoMA e na Cine­ma­te­ca Portuguesa.

Júri da Fede­ra­ção Inter­na­ci­o­nal de Cine­clu­bes FICC/IFFS

O Júri FICC/IFFS pri­vi­le­gia o movi­men­to cine­clu­bis­ta, pro­mo­ven­do o fil­me ven­ce­dor atra­vés da rede de cine­clu­bes espa­lha­da pelo mun­do. Como jura­dos para o pré­mio D. Qui­jo­te, temos o antro­pó­lo­go Dani­el Maci­el, mem­bro da Ao Nor­te, inves­ti­ga­dor sobre usos e prá­ti­cas de cul­tu­ra dire­ci­o­na­dos a popu­la­ções mar­gi­na­li­za­das, com espe­ci­al inte­res­se na sua apli­ca­ção em con­tex­tos pri­si­o­nais; o advo­ga­do Pedro Nora, ciné­fi­lo, apai­xo­na­do por músi­ca e ban­da dese­nha­da, locu­tor na Rádio Uni­ver­si­da­de de Coim­bra, e o pro­fes­sor Dra­gan Milin­ko­vic Fimon, pro­du­tor, argu­men­tis­ta, dire­tor, com rica e admi­rá­vel car­rei­ra, gra­du­a­do pela Bel­gra­de Dra­ma Scho­ol, com pes­qui­sas cien­tí­fi­cas em diver­sas esco­las europeias.

fon­te: Júri dos Cami­nhos abran­ge vári­as áre­as culturais