• Quatro curtas de Jocelyne Saab

    Jocely­ne Saab come­ça a sua car­rei­ra como jor­na­lis­ta e repór­ter de guer­ra para a tele­vi­são fran­ce­sa, mas com o iní­cio da Guer­ra do Líba­no regres­sa a Bei­ru­te. Estas obras, rea­li­za­das entre as déca­das de 70 e 80, docu­men­tam a linha…

    Saber Mais...

  • avi mograbi — uma mosca na sopa

    É o sen­ti­men­to de res­pon­sa­bi­li­da­de que moti­va Avi Mogra­bi, cine­as­ta judeu isra­e­li­ta, ati­vis­ta e crí­ti­co da ocu­pa­ção dos Ter­ri­tó­ri­os Pales­ti­ni­a­nos no seu com­pro­mis­so com a defe­sa dos direi­tos huma­nos e com a jus­ti­ça soci­al. O Cen­tro de Estu­dos Cine­ma­to­grá­fi­cos da…

    Saber Mais...

  • A casa faz 3 anos / os filmes que não estreámos

    A Casa do Cine­ma de Coim­bra cele­bra o seu 3º Ani­ver­sá­rio com o pro­gra­ma cele­bra­ti­vo “A Casa faz 3 anos”, de 09 a 15 de maio, na sala no Gale­ri­as Ave­ni­da e no Audi­tó­rio Sal­ga­do Zenha. O Cen­tro de Estu­dos Cine­ma­to­grá­fi­cos une-se…

    Saber Mais...

  • Mostra de Cinema Inquieto

    A Mos­tra de Cine­ma Inqui­e­to sur­ge da neces­si­da­de de cele­brar os 50 anos do 25 de Abril e de evo­car o (tão esque­ci­do) direi­to à cul­tu­ra, apre­sen­tan­do um pro­gra­ma des­cen­tra­li­za­do que pre­ten­de levar cine­ma a luga­res que este não habi­ta.…

    Saber Mais...

  • Elas iam e não sabiam para onde, mas que iam. — ciclo de cinema

    Em mar­ço, cele­bra­mos as mulhe­res, num con­jun­to de 3 ses­sões comen­ta­das, com a Rede 8 de Mar­ço de Coimbra. 12 mar­ço, 18h30“Sónia” de Maria Morei­ra“Par­to Sem Dor” de Maria Mire 20 mar­ço, 18h30“Tin­der­graf” de Júlia Bara­ta“Eu Estou Aqui” de Bár­ba­ra Hen­ri­ques…

    Saber Mais...

  • Casas Por Ocupar — ciclo de cinema pelo direito à habitação

    Duran­te o mês de feve­rei­ro, o Cen­tro de Estu­dos Cine­ma­to­grá­fi­cos apre­sen­ta, em par­ce­ria com os Cami­nhos do Cine­ma Por­tu­guês e o Por­ta Aden­tro, um ciclo de cine­ma dedi­ca­do à luta pelo direi­to à habi­ta­ção. A par­tir de três docu­men­tá­ri­os por­tu­gue­ses,…

    Saber Mais...

  • Caminhos apostou numa nova estratégia de comunicação: abrir o festival a críticos inesperados

    O Cami­nhos do Cine­ma Por­tu­guês ino­vou na comu­ni­ca­ção ao con­vi­dar crí­ti­cos ines­pe­ra­dos — estu­dan­tes, jovens cri­a­do­res e pro­fis­si­o­nais de outras áre­as — para escre­ver sobre o fes­ti­val. Esta estra­té­gia pro­cu­ra diver­si­fi­car os modos de olhar e inter­pre­tar o cine­ma, com…

    Saber Mais...

  • Palmarés 31.ª edição

    A 31.ª edi­ção do Fes­ti­val Cami­nhos do Cine­ma Por­tu­guês reve­lou o seu pal­ma­rés, dis­tin­guin­do obras que afir­mam a diver­si­da­de, a ino­va­ção e a vita­li­da­de do cine­ma naci­o­nal con­tem­po­râ­neo. Entre lon­gas de fic­ção, docu­men­tá­ri­os, ani­ma­ção e cine­ma uni­ver­si­tá­rio, o júri e…

    Saber Mais...

  • «La Durmiente», de Maria Inês Gonçalves, conquista o Grande Prémio Caminhos

    «La Dur­mi­en­te», de Maria Inês Gon­çal­ves, con­quis­tou o Gran­de Pré­mio Cida­de de Coim­bra no fes­ti­val. A cur­ta-metra­gem explo­ra a his­tó­ria esque­ci­da da infan­ta D. Bea­triz de Por­tu­gal (1373–1420) atra­vés do olhar de sete cri­an­ças que ence­nam frag­men­tos da sua vida…

    Saber Mais...