Centro de Estudos Cinematográficos
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Cinemalogia 3 — Os Formadores

Nes­ta edi­ção, o Cine­ma­lo­gia 3 rea­fir­ma a for­ma­ção como cri­a­ção artís­ti­ca, capaz de habi­li­tar os for­man­dos para o exer­cí­cio de fun­ções de exe­cu­ção téc­ni­ca e artís­ti­ca de obje­tos cine­ma­to­grá­fi­cos e audi­o­vi­su­ais e dan­do a pos­si­bi­li­da­de de pas­sar da teo­ria para a prá­ti­ca, inter­vin­do de for­ma arti­cu­la­da no cam­po da auto­ria e da dire­ção artís­ti­ca por for­ma ao lon­go do cur­so desen­vol­ver um pro­jec­to conjunto.

Em cada edi­ção intro­du­zi­mos novos temas res­pon­den­do às neces­si­da­des dos nos­sos for­man­dos. A ter­cei­ra edi­ção des­te cur­so con­ta com novos módu­los como a Intro­du­ção à Crí­ti­ca de Cine­ma e a refor­mu­la­ção de módu­los como a Direc­ção de Foto­gra­fia, com ênfa­se tam­bém na pós-pro­du­ção ou a rea­li­za­ção. O cur­so con­ta nova­men­te com os mai­o­res espe­ci­a­lis­tas do Cine­ma Por­tu­guês como Vicen­te Alves do Ó, Mário Patro­cí­nio, Ânge­la Cer­vei­ra, João C. Tor­res, Pedro Ada­mas­tor, Bran­ko Nes­kov, João Braz, Pedro Fili­pe Mar­ques, entre outros, em 304 horas de for­ma­ção da sua mai­o­ria em horá­rio pós-laboral.

Até 31 de Outu­bro apro­vei­te a pro­mo­ção “Gera­ção Quei­ma das Fitas” usu­fruin­do de um des­con­to de 50% sob o pre­ço total.

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20 Anos de Cinema PortuguÊs

Ali­cer­ça­do no mote 20 anos do fes­ti­val Cami­nhos do Cine­ma Por­tu­guês, o Cen­tro de Estu­dos Cinematográficos/AAC sele­ci­o­nou 43 fil­mes que pas­sa­ram ao lon­go das XIX edi­ções do fes­ti­val e que melhor repre­sen­tam as diver­sas ver­ten­tes de cine­ma português.

A Gaiola Dourada Destaque1

Gaiola Dourada — 2013 ↗

Gai­o­la Dou­ra­da’ (‘La cage dorée’), de Ruben Alves, retra­ta a his­tó­ria de Maria (Rita Blan­co) e José (Joa­quim de Almei­da), um casal por­tu­guês, uma por­tei­ra e um faz-tudo, que há 30 anos emi­grou para Paris em bus­ca de uma vida melhor do pon­to de vis­ta labo­ral e soci­al. Comum a esta bio­gra­fia encon­trar-se-ão uma série de por­tu­gue­ses, que ten­ta­ram pro­cu­rar um tra­ba­lho assa­la­ri­a­do está­vel, aca­ban­do por cons­truir a sua vida nes­sa Fran­ça mul­ti­cul­tu­ral. Maria e José serão, então, uma cari­ca­tu­ra de todos esses casais que nos anos 1970 esca­pa­ram da fúria revo­lu­ci­o­ná­ria, de um país sem­pre à bei­ra do pre­ci­pí­cio, ten­do den­tro de si o espí­ri­to dos egré­gi­os avós, mas filhos assu­mi­da­men­te fran­ce­ses e repug­nan­do toda uma cul­tu­ra da qual se enver­go­nham, no caso Pau­la e Pedro. A pri­mei­ra, noi­va de um fran­cês de gema, o segun­do um ado­les­cen­te que se ten­ta inte­grar no ensi­no secun­dá­rio, onde ser filho de por­tu­guês é moti­vo de crítica.

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Conferência Internacional de Cinema — Arte, Tecnologia, Comunicação

Mar­ca­mos nova­men­te pre­sen­ça na Con­fe­rên­cia inter­na­ci­o­nal de Cine­ma de Avan­ca. No dia 25 de Julho ire­mos apre­sen­tar o arti­go “Cine­ma Por­tu­guês 2004–2012: qua­li­fi­ca­ção, entre os núme­ros e as suas repre­sen­ta­ções cul­tu­rais e sociais”.

Ana Paula Arnaut web

Master Session: A obra de José Saramago no Teatro e no Cinema

Inse­ri­do na exi­bi­ção de home­na­gem cine­clu­bís­ti­ca a José Sara­ma­go do pró­xi­mo dia 18 de Junho será rea­li­za­da uma con­ver­sa com a pla­teia sobre a obra de José Sara­ma­go repre­sen­ta­da no Tea­tro e no Cine­ma. A con­ver­sa será mode­ra­da por Antó­nio Apo­li­ná­rio Lou­ren­ço com inter­ven­ções de Ana Pau­la Arnaut, Mickäel de Oli­vei­ra e Nuno Camarneiro.

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De Portugal Para o Mundo — Ciclo de Cinema Português

Dan­do con­ti­nui­da­de ao tra­ba­lho de divul­ga­ção da cul­tu­ra por­tu­gue­sa que tem vin­do a desen­vol­ver, vol­ta a desa­fi­ar todos os estu­dan­tes do pro­gra­ma ERASMUS a des­co­brir um lado dife­ren­te do que se faz em Por­tu­gal, bem como algu­mas das suas mais emble­má­ti­cas personalidades.